Dimensões dos preconceitos e estigmas na Educação

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42298

Palavras-chave:

preconceito, estigma, educação, revisão sistemática

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as implicações dos estigmas e preconceitos na Educação na busca de compreender como esses conceitos se atualizam e reverberam em publicações científicas. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada em artigos científicos publicados de 2013 a 2021 na base de dados Redalyc e PsycINFO, considerando os artigos publicados nos idiomas inglês, português e espanhol, mediante uso dos descritores preconceito, estigma e vergonha na área da Educação e da Psicologia. De 873 artigos localizados, foram selecionados 44 para análise, com o auxílio do software Atlas Ti 5.2, divididos em quatro dimensões: cognitiva, afetiva, comportamental e institucional. Os resultados apontam para o automatismo de crenças em discursos morais que reforçam estereótipos, interferindo nas relações de afeto desencadeando afastamento ou reações de riso, nojo ou pena, bem como medo, silenciamento e angústia em quem sofre. Aumentam comportamentos agressivos e diminui o apoio social, sendo necessárias intervenções institucionais sistemáticas, de longa duração e participativas. Destaca-se, por fim, a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação superior com a participação dos diversos sujeitos sociais.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Sousa, PB, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; doutoranda em Psicologia pela UFC. Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Sousa, PB, Brasil.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Espanha. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil. Pesquisadora do CNPq - PQ-1D.

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Publicado

2022-08-11

Como Citar

Carvalho, M. A. A. S., & Ximenes, V. M. (2022). Dimensões dos preconceitos e estigmas na Educação: Uma revisão sistemática. Educação, 45(1), e42298. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42298

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