Saias e blusas: invenções para aprender a multiplicar com a Matemática Moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33793

Palavras-chave:

História da Educação. Acervos escolares. Ensino primário. Formação de professores. Pensamento combinatório.

Resumo

O artigo apresenta uma investigação sobre uma experiência de inovação de ensino de matemática registrada em um caderno de uma aluna que frequentou o segundo ano do curso primário do Instituto de Educação General Flores da Cunha, na cidade de Porto Alegre, no ano de 1968. Trata-se de uma abordagem da multiplicação inspirada no conceito de produto cartesiano de conjuntos e orientada para o que é denominado, atualmente, pensamento combinatório. A instituição, dedicada à formação de professores primários, ofereceu um Curso de Didática da Matemática Moderna na Escola Primária desde 1966. Por meio do cruzamento de fontes diversas, a pesquisa identifica as conexões entre a experiência registrada no caderno, os estudos promovidos no Curso e as publicações de autores engajados no movimento da Matemática Moderna. Também são tecidas considerações sobre o currículo praticado naquela escola, sobre o poder criativo da cultura escolar e sobre as ressonâncias da Matemática Moderna nas produções correntes sobre o ensino de Matemática para os anos iniciais da escolarização.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Búrigo, E. Z., da Rosa, N. G., & da Silva, M. B. O. (2019). Saias e blusas: invenções para aprender a multiplicar com a Matemática Moderna. Educação, 42(2), 245–256. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.33793

Edição

Seção

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal