50 anos da pedagogia do oprimido: o legado de Paulo Freire na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33610

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido, Legado de Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire tem sido a principal referência na disseminação da educação freireana em diferentes países no mundo. O objetivo deste artigo é tecer reflexões sobra a Pedagogia do Oprimido e sua importância na construção do pensamento educacional de Paulo Freire, bem como apresentar o legado de Paulo Freire na Educação de Jovens e adultos em diferentes contextos de sua andarilhagem pelo mundo. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, envolvendo obras de Paulo Freire e de autores que estudam e pesquisam sobre Paulo Freire, entre outros. Em relação aos resultados destaca-se que o legado de Paulo Freire cresce em todo o mundo, e em especial, no número de Cátedras, Institutos e Grupos de Pesquisas, que se voltam para estudos sobre a teoria e as práticas da educação freireana, além da realização da formação de educadores/as, publicações e eventos acadêmicos e culturais.

 

 

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA.

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP/ UNAM/UAM-México. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Oliveira, I. A. de. (2019). 50 anos da pedagogia do oprimido: o legado de Paulo Freire na educação de jovens e adultos. Educação, 42(3), 417–425. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33610

Edição

Seção

Dossiê - ALFAEEJA