Considerações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29832

Palavras-chave:

análise textual discursiva, pesquisa qualitativa, educação, educação em ciências.

Resumo

Este trabalho examina como a análise textual discursiva pode ser caracterizada nas discussões epistemológicas associadas à possibilidade do conhecimento. Sinaliza-se que há pressupostos teóricos na análise textual discursiva, na qualidade de um procedimento analítico, que a distanciam de uma perspectiva relativista. Por conseguinte, averigua-se a necessidade de as pesquisas em Educação em Ciências, em particular, e em Educação, em geral, que adotam esse procedimento analítico, apoiarem-se em interlocutores teóricos que se afastem igualmente do relativismo. Essa defesa é coerente com a ideia de reconhecer a análise textual discursiva como um procedimento analítico, mas sem reduzi-lo a um puro conjunto de passos a serem seguidos na análise de informações qualitativas.

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Biografia do Autor

Fábio Peres Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, SC, Brasil).

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Gonçalves, F. P. (2020). Considerações de natureza epistemológica sobre a análise textual discursiva. Educação, 43(1), e29832. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29832

Edição

Seção

Outros Temas