Produção de textos com crianças na educação infantil

Autores

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Margarete Sacht Göes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.21812

Palavras-chave:

Educação infantil. Linguagens. Crianças. Produção de textos.

Resumo

Este artigo discute como crianças de 4 anos de idade, matriculadas em uma instituição educativa infantil pública, ao serem incentivadas a escrever, produzem textos, utilizando desenhos e escrita para dialogar com os destinatários imaginários, personagens de uma história infantil. Adota, em termos metodológicos, a abordagem sócio-histórica, em que o diálogo com as crianças é a principal fonte de conhecimento. Para a análise dos dados produzidos, toma por base os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, a partir da perspectiva enunciativo-discursiva, cuja concepção de linguagem ajuda a compreender o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Por defender a importância do destinatário na produção textual e por entender que esta se constitui na interlocução com o outro, analisa produções das crianças para interlocutores imaginários. Conclui que a produção de textos possibilita a enunciação das crianças por meio de diferentes linguagens.

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Biografia do Autor

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora dem Educação pela Universidade Estadual de Campinas

Margarete Sacht Göes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Gontijo, C. M. M., & Göes, M. S. (2017). Produção de textos com crianças na educação infantil. Educação, 40(2), 209–218. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.21812

Edição

Seção

Dossiê: Regulação da Ética na Pesquisa