The panorama of Ethics teaching in Brazil: from the dictatorship to the present day

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451

Keywords:

Education. Teaching. Ethics.

Abstract

The Brazilian panorama of education and also the Ethics teaching reflects and runs through historical, social, political and economic changes of our country. This article discusses how the teaching of Ethics is being addressed in ourschools, especially in the state of São Paulo, from the period of the dictatorship to the present day. We analyze government measures this period and public policies implemented in education in this social and political context and sought to answer the demands of society for education that give preference ethical development of human beings. To achieve this objective, we conducted a bibliographic and documentary research we will present to the  eader, discussing some of these issues today.

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Author Biographies

Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Marília, Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolvendo tese sobre o tema Ética, Justiça e Democracia em sala de aula - a experiência de um método de discussão de dilemas, sob orientação do Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho. Mestre em Educação pela Unesp de Marília, com a pesquisa Uso de Álcool e Competência Moral em Universitários, sob orientação do Prof. Dr. Raul Aragão Martins. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, tema de Trabalho de Conclusão de Curso O Papel da Esquizofrenia na família - um estudo sobre os vínculos familiares. Tem experiência nas áreas de Ensino, Pesquisa e Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Trabalho, Psicologia do Desenvolvimento, Desenvolvimento Sócio- Moral, Psicopatologia, Psicopatologia Psicanalítica, Avaliação Psicológica, Processos Perceptuais e Cognitivos e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa, educação, ética, saúde mental, psicologia clínica, psicologia escolar, psicologia social, psicologia do trabalho, psicopatologia e psicanálise, avaliação psicológica, transtornos do desenvolvimento, julgamento moral, uso de drogas legais e ilegais, clínica psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos e das relações familiares.

Alonso Bezerra de Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002) e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (2013). Em 2007 fez pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Educação da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago do Chile (Chile - 2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, educação,amizade, modernidade, racionalização, didática, formação de professores e filosofia e sociologia da educação.

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Published

2016-12-31

How to Cite

Gualtieri-Kappann, M. M. da S., & Carvalho, A. B. de. (2016). The panorama of Ethics teaching in Brazil: from the dictatorship to the present day. Educação, 39(4), s106-s113. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451