Human rights education in Brazil: context, process development, achievements and limits

Authors

  • Aida Maria Monteiro Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Celma Tavares Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

human rights education, action plans, public policy, democracy

Abstract

The human rights education (EDH) has been advancing in the last decades in many countries, following international guidelines for the area. The National Action Plan for Human Rights Education (PNEDH, 2003) which is a set of actions in formal education which was developed in Brazil. In 2010 the Department of Continuing Education, Literacy and Diversity of MEC and the Human Rights Secretariat of the Presidency supported the State Education Department in developing action plans for human rights education. The analysis of this reality and monitoring of the proposed actions are critical to the expansion and/or reorientation of this project in order to contribute to the EDH as if IT institutionalizes public policy. This article discusses the advances and limitations of EDH in Brazil, from context as well as its development process, based on the literature, documentary analysis of PNEDH as well as the Action Plans.

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Author Biographies

Aida Maria Monteiro Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Especialista em Direitos Humanos pelo Instituto interamericano de Derechos Humanos da Costa Rica (1988). É professora Adjunto 2 e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de: Didática, Formação do Professor, Educação em Direitos Humanos e Pesquisa Educacional. Ex-coordenadora da Pós-Graduação em Educação da UFPE (2005/2007). Na Secretaria de Educação do Estado de PE exerceu funções de professora da educação básica e ensino médio, diretora e coordenadora pedagógica de escola, secretária executiva de ensino e de gestão escolar nos períodos de 1987/1991 e 2007/2010. Coordenou a realização da participação da Secretaria nas Bienais Internacionais do Livro, nos anos de 2007 e 2010; coordenou as Conferências Estaduais de Educação 2009/2010, coordenou os processos de seleção dos gestores das Gerências Regionais e dos Técnicos das equipes de Ensino. Ex-assessora pedagógica do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco. Membro do Grupo de Investigação sobre Direitos Humanos no Brasil, do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca/Espanha. Foi membro dos Conselhos do FUNDEB e da Mulher no Estado de Pernambuco-2007/2010. Ex-coordenadora e atualmente membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; integrante da Comissão de Elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação em Direitos Humanos para Educação Básica e Ensino Superior, no Conselho Nacional de Educação (2011). Autora de livros e artigos nas áreas de atuação, destacando o livro - Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos- Editora Cortez (2010).

Celma Tavares, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Comunicação Social - Unicap (1995), Mestre em Ciência Política - UFPE (1999) e Doutora em Direitos Humanos - Universidade de Salamanca (2006). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação em Direitos Humanos (UFPE) e bolsista da Facepe, com pesquisa sobre educação em direitos humanos nas escolas públicas estaduais de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação em Direitos Humanos, atuando com os temas: direitos humanos, gênero, comunicação, memória e violência. Autora de livros e artigos, com destaque para Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos- Editora Cortez (2010) e para A Formação Cidadã no Ensino Médio, da Coleção Educação em Direitos Humanos - Editora Cortez (no prelo).

Published

2013-02-15

How to Cite

Silva, A. M. M., & Tavares, C. (2013). Human rights education in Brazil: context, process development, achievements and limits. Educação, 36(1). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315

Issue

Section

Dossier - Human Rights Education: different approaches and directions in negotiation