Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação

  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão PUCRS
Palavras-chave: investigação-formação, memoriais de formação, imagens-lembranças, recordações-referências

Resumo

O texto analisa, à luz dos constructos imagens-lembranças (conforme Bachelard) e recordações-referências (na concepção de Josso), a experiência com o Seminário de Investigação-Formação em desenvolvimento, mediante trabalho com Memoriais de Formação, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED – da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. No texto, busca-se esclarecer o conceito Memorial de Formação, de natureza diferente de memoriais escritos com intencionalidade diversa. Tais construtos são produto do trabalho de Investigação-Formação em desenvolvimento com alunas do primeiro semestre do referido curso, no âmbito da pesquisa “O sujeito singular-plural – narrativas de vida, identidade, docência e educação continuada do professor”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, PUCRS
Maria Helena Menna Barreto Abrahão Bolsista de Produtividade Em Pesquisa do CNPq - Nível 1C possui graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1962) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Ciências Humanas Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) . Atualmente é Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pesquisador nível 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Pesquisador do Ministério Educação e Cultura Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais e Pesquisador do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho, Ensino profissionalizante. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Como Citar
Abrahão, M. H. M. B. (2011). Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8708