Educação Popular e novas tecnologias

  • Telmo Adams
  • Danilo R. Streck
Palavras-chave: Educação Popular, tecnologias digitais, América Latina.

Resumo

O artigo aborda as mudanças da Educação Popular no que se refere à sua contribuição para a formação da cidadania, com atenção especial aos meios de comunicação digital. A base conceitual é fornecida pelas reflexões sobre Educação Popular e sobre as novas tecnologias no campo da educação. Argumenta-se que cabe à Educação Popular o papel de vigilância crítica no uso das novas tecnologias que, sob o manto da neutralidade, se colocam como promotoras das novas utopias sociais. São identificados algumas tendências e desafios em relação à interação da Educação Popular com as tecnologias digitais e os impactos destas últimas na educação em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telmo Adams
Nadja Mara Amilibia Hermann Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1997 a 2005. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/Erziehungswissensschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educacao, racionalidade, hermenâutica, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética. (Texto informado pelo autor)
Como Citar
Adams, T., & Streck, D. R. (2010). Educação Popular e novas tecnologias. Educação, 33(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7346
Seção
Conferência