Um extraterrestre em busca de um lugar: considerações sobre violência, linguagem e aprendizagem, na perspectiva da inclusão escolar

  • Ana Paula Melchiors Stahlschmidt
Palavras-chave: Inclusão escolar, transtornos do desenvolvimento, linguagem, aprendizagem, violência.

Resumo

O texto aborda a relação entre linguagem e aprendizagem no contexto da inclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento, considerando as implicações da história do sujeito e sua experiência relativa à escolarização, a partir dos conceitos de violência primária e secundária, cunhados por Piera Aulagnier e retomados por Alícia Fernández. Tomando como ilustração um caso acompanhado pela autora, em sua prática como psicóloga da rede municipal de abrigagem e atendimento à criança e ao adolescente vítimas de violência intrafamiliar, são discutidos os conceitos mencionados e as dificuldades encontradas no processo de inserção escolar de crianças cuja estrutura psíquica pode colocar-se à professores e equipe educacional como entrave à adaptação à escola regular, bem como a importância da superação das dificuldades encontradas no processo de inclusão e seus efeitos sobre diversas áreas da vida destes sujeitos.

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Como Citar
Stahlschmidt, A. P. M. (2009). Um extraterrestre em busca de um lugar: considerações sobre violência, linguagem e aprendizagem, na perspectiva da inclusão escolar. Educação, 32(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5525
Seção
Artigos