Internacionalização da educação superior

redes sociais e preocupações emergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44654

Palavras-chave:

internacionalização, Educação Superior, redes sociais, língua inglesa

Resumo

A internacionalização vem promovendo mudanças nas políticas e nas finalidades da Educação Superior. Neste artigo, objetivamos construir a rede social das comunidades científicas empenhadas nos estudos sobre a internacionalização da Educação Superior, a partir da Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI (1998), e analisar as preocupações emergentes junto aos autores mais citados pela comunidade científica. Como estratégia metodológica, utilizamos, primeiramente, a análise bibliométrica visando a cartografia da produção científica no período de 1998 a 2020, perfazendo uma amostragem de 810 artigos. Na sequência, foram localizados e analisados, por meio da Análise de Conteúdo, os 10 artigos mais citados. Detectou-se que 50% da produção analisada localiza-se entre China, Brasil e Estados Unidos. Concluímos que a internacionalização pode ser considerada um agente da globalização, influenciada pelos organismos multilaterais e pelo norte global ocidental que dispõe de maior prestígio, capital cultural e de recursos na estratificação da Educação Superior. Destaca-se que o capitalismo acadêmico vem produzindo mudanças na governança e na diferenciação das instituições (universidades de classe mundial), as quais envolvem a mercantilização do ensino universitário, o recrutamento de estudantes estrangeiros, a competitividade por financiamento vinculado às pesquisas e a redução de investimentos públicos. No contexto linguístico da internacionalização, destaca-se a disseminação da língua inglesa como política linguística, como marcador de sucesso, de poder e de status social, bem como mecanismo de discriminação, de racismo e de exclusão cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Docente Associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em Rio Grande, RS, Brasil.

Juan Carlos Teran Briceño, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em Rio Grande, RS, Brasil. Professor Visitante na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em Rio Grande, RS, Brasil.

Daniele Simões Borges, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em Rio Grande, RS, Brasil. Docente Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em Rio Grande, RS, Brasil.

Referências

Aria, M., Cuccurullo, C. (2017). bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, 11(4), 959-975. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157717300500

Aria, M., Misuraca, M., & Spano, M. (2020). Mapping the evolution of social research and data science on 30 years of Social Indicators Research. Social Indicators Research, 149, 803-831. https://doi.org/10.1007/s11205020-02281-3

Altbach, P. (2004). Globalization and the university and realities in unequal world. Tertiary Education and Management. Kluwer Academic Publishers, 10, 3-25. https://doi.org/10.1007/978-1-4020-4012-2_8

Byun, K., & Kim, M. (2010). Shifting patterns of the government’s policies for the internationalization of Korean Higher Education. Journal of Studies in International Education, 15, 467-486. https://doi.org/10.1177/1028315310375307

Borges, D. S., & Tauchen, G. (2017). Internacionalização e mobilidade: aproximações no âmbito da AULP. Anais do EDUCERE- Congresso Nacional de Educação; IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, Curitiba, Brasil, 1, 9243-9255. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/230237/210072.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Castro, A. A., & Neto, A. C. (2012). O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, 21, 69-96. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3082

Corzo, G. D., & Alvarez-Aros, E. L. (2020). Estrategias de competitividad tecnológica en la conectividad móvil y las comunicaciones de la industria 4.0 en Latinoamérica. Información tecnológica, 31(6), 183-191. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07642020000600183

Cunha, M. I. Da, & Reschke, M. J. D. (2016). Internacionalização da educação e mobilidade estudantil em questão. Anais da Reunião Científica Regional da ANPED: Educação, Movimentos Sociais e Políticas Governamentais, Brasil, Curitiba. http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo8_maria-isabel-da-cunha-mariajanine-dalpiaz-reschke.pdf

Choi, P. K. (2010). ‘Weep for Chinese university’: a case study of English hegemony and academic capitalism in higher education in Hong Kong. Journal of Education Policy, 25(2), 233-252. https://doi.org/10.1080/02680930903443886

De Wit, H., Jaramillo, I. C., Gacel-Ávila, J., Kinight, J. (2002). Internationalization of higher education. In De Wit, H. (Org.), Latin America: a historical, comparative, and conceptual analysis. Greenwood Press. p. 387.

Knight, J. (2005). An internationalization model: Responding to new realities and challenges. In De Wit, Jaramillo, I. C., Gacel-Ávila, J., & Kinight, J. (Org.), Internationalization of higher education in Latin America: The International Dimension. World Bank.1-38. Duque, P., & Cervantes-Cervantes, L. S. (2019). Responsabilidad Social Universitaria: una revisión sistemática y análisis bibliométrico. Estudios Gerenciales, 35(153), 451-464. https://doi.org/10.18046/j.estger.2019.153.3389

Gácel-Ávila, J. (2003). La internacionalización de la educación superior: paradigma para la cidadania global. Universidade de Guadalajara.

Grácio, M. C. C. (2016). Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 21(47), 82–99. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82

Guo. Y., & Guo, S. (2017). Internationalization of Canadian higher education: discrepancies between policies and international student experiences. Studies in Higher Education, 42(5), 851-868. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1293874

Horta, H. (2010). The Role of the State in the Internationalization of Universities in Catching-up Countries: An Analysis of the Portuguese HigherEducation System. Higher Education Policy, 23, 63-81. https://doi.org/10.1057/hep.2009.20

Huggett, S. (2013). The bibliometrics of the developing world. Research Trends, 35, 1- 4. https://www.researchtrends.com/researchtrends/vol1/iss35/2

Hu, G., & Lei, J. (2014). English-medium instruction in Chinese higher education: a case study. Higher Education, 67, 551-567. https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-013-9661-5

Yonezawa, A., & Shimmy, Y. (2015). Transformation of university governance through internationalization: challenges for top universities and government policies in Japan. Higher Education, 70, 173-186. http://dx.doi.org/10.1007/s10734-015-9863-0

Knight, J. (2003). Updated internationalization definition. International. Higher Education, 33, 2-3. https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391

Knight, J. (2004). Internationalization Remodeled: Definition, Approaches and Rationales. Journal of studies in international education, 8(1), 5-31. https://doi.org/10.1177/1028315303260832

Laus, S. P. (2012). A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17270

Laus, S. P., & Morosini, M. C. (2005). Internationalization of Higher Education in Brazil. In De Wit, H.; Hans; Jaramillo, I. C., Gacel-Ávila, J., & Knight, J. (Org.), Higher education in Latin America: the international dimension (pp. 111-148). The World Bank.

Lima, M. C., & Maranhão, C. M. S. A. (2009). O Sistema de Educação Superior Mundial: entre a internacionalização Ativa e Passiva. Avaliação, 14(3), 583-610. https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000300004

Morosini, M. (2006). Estado do conhecimento sobre a internacionalização da educação superior – conceitos e práticas. Revista Educar, 28, 107-124. https://www.scielo.br/j/er/a/k4qqgRK75hvVtq4Kn6QLSJy/?format=pdf&lang=pt

Morosini, M. (2011). Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educ. ver., 27(1), 93-112. https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100005

Mantilla, J., & Quinche, T. V. (2021). Análisis bibliométrico y contextual de la producción científica en torno al Sumak Kawsay en Scopus. Universidad y Sociedad, 13(3), 321-332. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/2103

Terán, J., Tauchen, G., & Lobo, H. (2021). Enseñanza de la estructura espacio-tiempo: un análisis bibliométrico (1988-2020) y futuras direcciones de investigación. Revista de Enseñanza de la Física, 33(1), 47-59. https://doi.org/10.55767/2451.6007

Trilokekar, R. D. (2010). International education as soft power? The contributions and challenges of Canadian foreign policy to the internationalization of higher education. High Educ, 59, 131-147. https://doi.org/10.1007/s10734-009-9240-y

Piller, I.; Cho, J. (2013). Neoliberalism as language policy. Language in Society, 42, 23-44. https://www.jstor.org/stable/23483184

Rose, H., & Mckinley, J. (2018). Japan’s English-medium instruction initiatives and the globalization of higher education. Higher Education, 75, 111-129. https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-017-0125-1

Stallivieri, L. (2009). As dinâmicas de uma nova linguagem intercultural na mobilidade acadêmica internacional [Tese de doutorado, Universidad Del Salvador; Acordo de Cooperação Internacional firmado com a Universidade de Caxias do Sul]. https://racimo.usal.edu.ar/id/eprint/52

Stein, S., & Andreotti, V. O. (2016). Cash, competition, or charity: international students and the global imaginary. Higher Education, 72, 225-239. https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-015-9949-8

Souza Jr., J. M. (2010). A internacionalização e a mobilidade na Educação Superior: o debate na América Latina. Revista de Iniciação Científica da FFC, 10(2),1-17. https://doi.org/10.36311/1415-8612.2010.v10n2.345

Trevisol, M. G., & Fávero, A. A. (2019). As diversas faces da internacionalização: análise comparativa entre duas instituições comunitárias do sul do Brasil. Rev. Inter. Educ. Sup., 5, 1-22. https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653894

UNESCO. (1998). Declaración mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: visión y acción. UNESCO.

UNESCO. (2003). Educação superior: reforma, mudança e internacionalização. Anais. Unesco Brasil; Sesu.

Vanz, S. A. S., & Stumpf, I. R. C. (2010). Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, 15(2), 42-55. https://doi.org/10.1590/S1413-99362010000200004

Downloads

Publicado

2023-11-24

Como Citar

Tauchen, G., Teran Briceño, J. C., & Simões Borges, D. (2023). Internacionalização da educação superior: redes sociais e preocupações emergentes. Educação, 46(1), e44654. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44654

Edição

Seção

Outros Temas