Educação/PUCRS

A pós-graduação como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43988

Palavras-chave:

educação superior, pós-graduação no Brasil, PUCRS, ciência e tecnologia

Resumo

O presente texto apresenta uma entrevista com Maria Estela Dal Pai Franco, a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ela resgata pontos da trajetória nos anos iniciais da criação do programa. São também trazidas categorias que o campo teórico de gestão da educação superior sinaliza como basilares e presenciais nos movimentos no âmago da universidade e de suas relações ao longo de sua história. São igualmente ressaltados percursos e caracterizações das categorias em momentos diferenciados, abrangendo o interinstitucional, o nacional, o internacional, os grupos e as redes. O relato conclui que, nos diversos relacionamentos e na formação de grupos e redes de pesquisa, a PUCRS vislumbrou e agiu criando possibilidades que vieram a fortalecer os seus cursos de pós-graduação, em específico, o de Educação, mas também de outras áreas de conhecimento pela estrutura de cooperação e de compartilhamento de informações e apoio mútuo.

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Biografia do Autor

Maria Estela Dal Pai Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Administração da Educação pela Temple University, nos Estados Unidos. Atuou na FACED/ PPGEdu/UFRGS como docente permanente e foi vice-diretora da Faculdade de Educação, pesquisadora e orientadora. Foi professora da PUCRS. Participou da criação de grupos de pesquisa (Rede GEU, RIES, Universitas-Br), de conselhos, gestões, comitês, assessorias (PUCRS, UFRGS, CNPq, Capes, Inep e Fapergs) e de associações científicas nacionais e internacionais, Anpae, Anped, EAIR, AIR, LASA, FORGES) e da organização de eventos científicos pela RIES/Pronex.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; pós-doutorado no LLILAS, UTexas, nos Estados Unidos. Professora Titular da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora aposentada do IFCH, da UFRGS. Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior – CEES/PUCRS; coordenadora da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior – RIES. Pesquisadora CNPq 1A. 

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Franco, M. E. D. P., & Morosini, M. C. (2022). Educação/PUCRS: A pós-graduação como estratégia para o desenvolvimento científico e tecnológico. Educação, 45(1), e43988. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43988

Edição

Seção

50 anos PPGEDU PUCRS