Pesquisa que desenvolve pessoas, contribui para a ciência e gera impacto na sociedade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.43982Palavras-chave:
formação, pesquisa, ciência, pós-graduação, mestrado, doutoradoResumo
Este artigo registra uma etapa marcante da minha trajetória e evidencia a importância da investigação científica no meu processo de formação pessoal e profissional. Destaca o papel das universidades e, em especial, das instituições comunitárias para a ciência e na formação de cientistas, numa perspectiva de formação integral, que congrega o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. As pesquisas que realizei no mestrado e no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) caminharam em uma estreita relação com a minha prática profissional, contribuindo não apenas para o meu desenvolvimento individual, mas também para a inovação dos espaços profissionais nos quais eu estava atuando. Na dissertação do mestrado, investiguei sobre a formação dos gestores da educação básica da Rede Marista, propondo percursos formativos à luz do Projeto Educativo do Brasil Marista. No doutorado, a investigação resultou em uma proposta de organização em rede para a Rede Marista Internacional de Educação Superior, articulando teorias da internacionalização da educação superior e a teoria de redes. Os dois estudos, ambos vinculados à minha atuação profissional, contribuíram para uma formação integral, reiterando a contribuição da pesquisa, como promotora do desenvolvimento de pessoas e da ciência, e gerando impacto na sociedade.
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