A Internacionalização da Educação Superior e os desafios para o desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46477Palavras-chave:
Educação Superior, Internacionalização, Desenvolvimento Sustentável, Conferência Mundial sobre Educação Superior, Conferência Regional de Educação SuperiorResumo
Este artigo, em um estudo exploratório de caráter qualitativo, tem por objetivo analisar a internacionalização da educação superior e os desafios para o desenvolvimento sustentável, por meio de um estudo bibliográfico e documental das conferências mundiais e regionais de educação superior, realizadas no marco da atuação da UNESCO, entre 1996 e 2024. Entre as descobertas da pesquisa destaca-se o fato de que o conceito de educação adotado pela UNESCO, encontra-se vinculado à concepção de crescimento econômico e de desenvolvimento do país. Esta visão do campo educativo encontra-se presente em quase todos os documentos publicados pelo organismo internacional. Em 2015, a ONU aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a partir desse momento, os esforços centraram-se na consecução dos ODS e da Agenda 2030. Neste cenário, a internacionalização, em sua concepção latino-americana, ou seja, “humanista e solidária”, baseada em redes colaborativas, pode contribuir para o avanço do ODS 4, no que diz respeito à educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Nesta linha de raciocínio advinda de tensões entre globalização e regionalismo destaca-se a importância de analisar as proposições da UNESCO para a educação, que se inclinam pela realização de reformas similares nos sistemas educativos mundiais diversos e avaliar o ponto de convergência entre tais proposições globais e o respeito à soberania regional/nacional e quais são as bases para que isso ocorra.
Downloads
Referências
Beelen, J., & Jones, E. (2018). Internationalization at Home. In P. N. Teixeira & J. C. Shin (Eds.), Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions (pp. 1-4). Springer Dordrecht.
https://doi.org/10.1007/978-94-017-9553-1_245-1 DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-9553-1_245-1
Brundtland, G. H. et al. (1987). Our common future: report of the 1987 World Commission on Environment and Development. Oxford: Oxford University.
Cabral Neto, A., Silva, C. L. M., & Silva, L. F. L. (2016). Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, (32), 35-42. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p35-42. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p35-42
Clemente, F. A. S. (2023). Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira: o início de uma trajetória conceitual. Revista Eventos pedagógicos, 14(1), 111-123. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10765
DOI: 10.30681/2236-3165 DOI: https://doi.org/10.30681/2236-3165
Demo, P. (2024). Ensaio 1053 – Humanos desafiados por chatgpt. https://pedrodemo.blogspot.com/search?q=chat
Faure, E. et al. (1973). Aprender a ser: la educación del futuro. Madrid: Alianza/Unesco.
Hudzik, J. K. (2011). Comprehensive Internationalization: From Concept to Action. NAFSA.
IESALC. (2018). Declaración. In Anais III Conferência Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe (CRES). Caracas: IESALC/UNESCO.
https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/2018- 07/doc_declaracaoCRES_2018.pdf
IESALC. (2024). Eje 3: La educación superior, internacionalización e integración regional de América Latina y el Caribe. In Anais Conferência Regional de Educación (CRES+5). Brasília: IESLAC/UNESCO.
Kaufman, D. (2022). Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica.
Knight, J. (2004). Internationalization remodeled: definitions, rationales and approaches. Journal of Studies in International Education, 8(1), 5-31. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832
Leask, B. (2015). Internationalizing the curriculum. New York: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315716954
Mentges, M. J. (2022). Internacionalização e organização em rede: uma proposta para a Rede Internacional Marista de Educação Superior. (Tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10365
Moraes, G. S., & Oliveira, M. R. (2019). Educação superior: uma análise a partir das conferências mundiais e regionais. Integración y Conocimiento, 8(2), 125–142.
https://doi.org/10.61203/2347-0658.v8.n2.25479
Morosini, M. C. (2022). O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO. Educação, 47(1), 1–33.
https://doi.org/10.5902/1984644466412 DOI: https://doi.org/10.5902/1984644466412
Morosini, M. C., Nez, E., & Mentges, M. J. (2024). Internacionalização da Educação Superior no Brasil: múltiplas formas, novas possibilidades. Revista de Educación Superior en América Latina, 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70624
Nilsson, B. (2003). Internationalisation at Home from a Swedish perspective: the case of Malmö. Journal of Studies in International Education, 7(1), 27-40. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315302250178
Organização das Nações Unidas. (2015a). Department of Economics and Social Affairs: Sustainable Development. The 17 Goals. UN.
Organização das Nações Unidas. (2015b). Transformando o nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova Iorque: UN.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (1974). Fundamental education - common ground for all peoples. Paris: UNESCO.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (1998). Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Paris: UNESCO.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2009). Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social. Paris: UNESCO.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2015). 70 anos da UNESCO: de ideias a ações. São Paulo: Editora Brasileira.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2022a). Más allá de los límites: nuevas formas de reinventar la educación superior. Paris: UNESCO.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2022b). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Unesco.
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior da América Latina e Caribe. (13-15 mar. 2024). Declaração CRES+5. Conferência Regional de Educação Superior Brasília: Unesco.
https://cres2018mas5.org/wp-content/uploads/2024/04/Declaracao-CRES5_PT.pdf.
Psacharopoulos, G., & Patrinos, H. A. (2002). Returns to investment in education: a further update. SSRN, 1-28.
https://ssrn.com/abstract=367780
Resnick, M. (2020). Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso.
Santaella, L. (2023). A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Almedina.
Satar, M., Seedhouse, P., Kharrufa, A., Whelan, A., Sidorova, A., Sundqvist, A., Dooly, M., Buitrago Peña, J., Akcan, S., Haznedar, B., Öztekin, E., Kotilainen, L., & Kurhila, S. (2022). ENACT Impact report.
Villareal Peralta, E. M., & Zayas Pérez, F. (2021). Desarrollo humano y Educación: una perspectiva de la educación enfocada al desarrollo humano. Revista Vértice Universitario, 23(90), 28-39.
https://doi.org/10.36792/rvu.vi90.31 DOI: https://doi.org/10.36792/rvu.vi90.31
Walsh, C. (2009). Interculturalidad crítica y educación intercultural. In Seminário Interculturalidad y Educación Intercultural. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello.
http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-criticay-educacion-intercultural.html
Zilberberg Oviedo, L. E., Rodrigues, D. P., & Almeida, M. L. M. (2024). Diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior em Tempos Hodiernos. Educação e contemporaneidade, 33(73), 151–169.
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169 DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.