A Internacionalização da Educação Superior e os desafios para o desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46477

Palavras-chave:

Educação Superior, Internacionalização, Desenvolvimento Sustentável, Conferência Mundial sobre Educação Superior, Conferência Regional de Educação Superior

Resumo

Este artigo, em um estudo exploratório de caráter qualitativo, tem por objetivo analisar a internacionalização da educação superior e os desafios para o desenvolvimento sustentável, por meio de um estudo bibliográfico e documental das conferências mundiais e regionais de educação superior, realizadas no marco da atuação da UNESCO, entre 1996 e 2024. Entre as descobertas da pesquisa destaca-se o fato de que o conceito de educação adotado pela UNESCO, encontra-se vinculado à concepção de crescimento econômico e de desenvolvimento do país. Esta visão do campo educativo encontra-se presente em quase todos os documentos publicados pelo organismo internacional. Em 2015, a ONU aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a partir desse momento, os esforços centraram-se na consecução dos ODS e da Agenda 2030. Neste cenário, a internacionalização, em sua concepção latino-americana, ou seja, “humanista e solidária”, baseada em redes colaborativas, pode contribuir para o avanço do ODS 4, no que diz respeito à educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Nesta linha de raciocínio advinda de tensões entre globalização e regionalismo destaca-se a importância de analisar as proposições da UNESCO para a educação, que se inclinam pela realização de reformas similares nos sistemas educativos mundiais diversos e avaliar o ponto de convergência entre tais proposições globais e o respeito à soberania regional/nacional e quais são as bases para que isso ocorra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS

Manuir José Mentges , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Atua como Vice-Reitor da PUCRS e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro de Conselhos de Administração da Rede Marista e da Rede Integrada de Colégios do Brasil Marista. Doutor em Educação, pela PUCRS. Desenvolve pesquisas na área das Ciências Humanas, com ênfase em Educação, Gestão, Internacionalização e Redes de Cooperação para a Educação Superior.

Marilia Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Professora Titular PUCRS, Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior na PUCRS, Pesquisadora produtividade 1A CNPq. Doutora em Ciências Humanas, pela UFRGS, com pós-doutorado na Universidade do Texas, em Austin.

Lourdes Evangelina Zilberberg Oviedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

É diretora de internacionalização e diretora local do Instituto Confúcio para Negócios, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo, Brasil. Doutora em Política e Gestão da Educação Superior, Universidad Nacional de Tres de Febrero, Argentina. Realiza estágio pós-doutoral em Educação, na PUCRS.

Referências

Beelen, J., & Jones, E. (2018). Internationalization at Home. In P. N. Teixeira & J. C. Shin (Eds.), Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions (pp. 1-4). Springer Dordrecht.

https://doi.org/10.1007/978-94-017-9553-1_245-1 DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-9553-1_245-1

Brundtland, G. H. et al. (1987). Our common future: report of the 1987 World Commission on Environment and Development. Oxford: Oxford University.

Cabral Neto, A., Silva, C. L. M., & Silva, L. F. L. (2016). Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, (32), 35-42. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p35-42. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p35-42

Clemente, F. A. S. (2023). Competências interculturais decoloniais na educação superior brasileira: o início de uma trajetória conceitual. Revista Eventos pedagógicos, 14(1), 111-123. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10765

DOI: 10.30681/2236-3165 DOI: https://doi.org/10.30681/2236-3165

Demo, P. (2024). Ensaio 1053 – Humanos desafiados por chatgpt. https://pedrodemo.blogspot.com/search?q=chat

Faure, E. et al. (1973). Aprender a ser: la educación del futuro. Madrid: Alianza/Unesco.

Hudzik, J. K. (2011). Comprehensive Internationalization: From Concept to Action. NAFSA.

IESALC. (2018). Declaración. In Anais III Conferência Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe (CRES). Caracas: IESALC/UNESCO.

https://www.unicamp.br/unicamp/sites/default/files/2018- 07/doc_declaracaoCRES_2018.pdf

IESALC. (2024). Eje 3: La educación superior, internacionalización e integración regional de América Latina y el Caribe. In Anais Conferência Regional de Educación (CRES+5). Brasília: IESLAC/UNESCO.

https://cres2018mas5.org/wp-content/uploads/2024/03/CRES5-Eje-3-Internacionalizacion-e-integracion-regional-.pdf

Kaufman, D. (2022). Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica.

Knight, J. (2004). Internationalization remodeled: definitions, rationales and approaches. Journal of Studies in International Education, 8(1), 5-31. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832

Leask, B. (2015). Internationalizing the curriculum. New York: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315716954

Mentges, M. J. (2022). Internacionalização e organização em rede: uma proposta para a Rede Internacional Marista de Educação Superior. (Tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10365

Moraes, G. S., & Oliveira, M. R. (2019). Educação superior: uma análise a partir das conferências mundiais e regionais. Integración y Conocimiento, 8(2), 125–142.

https://doi.org/10.61203/2347-0658.v8.n2.25479

Morosini, M. C. (2022). O desenvolvimento sustentável como cerne das proposições da UNESCO. Educação, 47(1), 1–33.

https://doi.org/10.5902/1984644466412 DOI: https://doi.org/10.5902/1984644466412

Morosini, M. C., Nez, E., & Mentges, M. J. (2024). Internacionalização da Educação Superior no Brasil: múltiplas formas, novas possibilidades. Revista de Educación Superior en América Latina, 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70624

Nilsson, B. (2003). Internationalisation at Home from a Swedish perspective: the case of Malmö. Journal of Studies in International Education, 7(1), 27-40. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315302250178

Organização das Nações Unidas. (2015a). Department of Economics and Social Affairs: Sustainable Development. The 17 Goals. UN.

https://sdgs.un.org/goals

Organização das Nações Unidas. (2015b). Transformando o nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova Iorque: UN.

https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (1974). Fundamental education - common ground for all peoples. Paris: UNESCO.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (1998). Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação. Paris: UNESCO.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2009). Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social. Paris: UNESCO.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2015). 70 anos da UNESCO: de ideias a ações. São Paulo: Editora Brasileira.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2022a). Más allá de los límites: nuevas formas de reinventar la educación superior. Paris: UNESCO.

https://cdn.eventscase.com/www.whec2022.org/uploads/users/699058/uploads/6be1788a20aecc20c5468118ef386ed5f0271e46d0298d778d4c1ca2b235400e7d52e159117000427c73517b38607ed00208.62833bc1b5d6a.pdf

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (2022b). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Unesco.

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Instituto Internacional da Unesco para Educação Superior da América Latina e Caribe. (13-15 mar. 2024). Declaração CRES+5. Conferência Regional de Educação Superior Brasília: Unesco.

https://cres2018mas5.org/wp-content/uploads/2024/04/Declaracao-CRES5_PT.pdf.

Psacharopoulos, G., & Patrinos, H. A. (2002). Returns to investment in education: a further update. SSRN, 1-28.

https://ssrn.com/abstract=367780

Resnick, M. (2020). Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Porto Alegre: Penso.

Santaella, L. (2023). A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Almedina.

Satar, M., Seedhouse, P., Kharrufa, A., Whelan, A., Sidorova, A., Sundqvist, A., Dooly, M., Buitrago Peña, J., Akcan, S., Haznedar, B., Öztekin, E., Kotilainen, L., & Kurhila, S. (2022). ENACT Impact report.

https://www.researchgate.net/publication/364931689_Communities_Languages_and_Activities_App_ENACT_Output_3_Report_Acknowledgements

Villareal Peralta, E. M., & Zayas Pérez, F. (2021). Desarrollo humano y Educación: una perspectiva de la educación enfocada al desarrollo humano. Revista Vértice Universitario, 23(90), 28-39.

https://doi.org/10.36792/rvu.vi90.31 DOI: https://doi.org/10.36792/rvu.vi90.31

Walsh, C. (2009). Interculturalidad crítica y educación intercultural. In Seminário Interculturalidad y Educación Intercultural. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello.

http://docplayer.es/13551165-Interculturalidad-criticay-educacion-intercultural.html

Zilberberg Oviedo, L. E., Rodrigues, D. P., & Almeida, M. L. M. (2024). Diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior em Tempos Hodiernos. Educação e contemporaneidade, 33(73), 151–169.

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169 DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p151-169

Downloads

Publicado

2024-10-10

Como Citar

Steren dos Santos, B., Mentges , M. J., Costa Morosini, M., & Zilberberg Oviedo, L. E. (2024). A Internacionalização da Educação Superior e os desafios para o desenvolvimento sustentável. Educação, 47(1), e46477. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.46477

Edição

Seção

Dossiê Ensinar e aprender em tempos de globalização: do local ao internacional