A pandemia e a crise estrutural do capital

implicações no trabalho dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43680

Palavras-chave:

trabalho, pedagógico, professores, crise, Covid-19

Resumo

O corrente texto tematiza, contextualiza e problematiza a situação do trabalho dos professores – entendido como pedagógico – no contexto da crise pandêmica, situado no quadro de crise capitalista e de reestruturação do mundo do trabalho. De cunho teórico-descritivo, apresenta elementos para apropriação do tema, organizando-se em momentos distintos, mas interconectados, a saber: compreende-se o conceito de “crise”, em sua forma genérica; situa-se a crise pandêmica na centralidade da crise capitalista, como uma de suas expressões, desnaturalizando as causas dos fenômenos; e, por fim, apresenta-se a reestruturação do mundo do trabalho, agravada pelas circunstâncias da pandemia e discute-se sobre o trabalho dos professores nessa conjuntura, com ênfase na problematização sobre as implicações em sua dimensão pedagógica.

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Biografia do Autor

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação (UFSM), licenciando e mestre em Educação Física (UFSM), especialista em Educação Física Escolar (UFSM), membro-pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas (KAIRÓS/UFSM) e professor de Educação Física pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi (SMEC/Panambi-RS).

Liliana Soares Ferreira , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação (UFRGS), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM), pesquisadora-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (KAIRÓS/UFSM).

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Publicado

2023-10-23

Como Citar

Scapin, G. J., & Ferreira , L. S. (2023). A pandemia e a crise estrutural do capital: implicações no trabalho dos professores. Educação, 46(1), e43680. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43680

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