Indicadores qualitativos da argumentação dialógica:

uma proposta em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43462

Palavras-chave:

indicadores de qualidade, ensino de ciências, argumentação dialógica

Resumo

A presente pesquisa movimentou-se em direção ao desenvolvimento da argumentação dialógica no ensino e na aprendizagem em Ciências. Com caráter teórico,  o estudo reuniu e articulou referenciais que, analisados por meio da Análise Textual Discursiva, receberam nova conformação interpretativa, de elaboração própria. O delineamento proposto objetivou construir indicadores qualitativos para acompanhar o  desenvolvimento da argumentação dialógica em aulas de Ciências. Destaca-se como questão de pesquisa a ser respondida: Que indicadores expressam  o  desenvolvimento da argumentação dialógica no ensino de Ciências? Resultaram como indicadores a serem valorizados na argumentação dialógica: a problematização do conhecimento; o incentivo à participação discente; a análise das informações iniciais emergentes; a solicitação e exploração de justificativas, contrapontos e objeções; a realização de encaminhamentos para continuidade do processo argumentativo; a sistematização das discussões; a reflexão sobre os processos; e a análise dos conhecimentos reconstruídos.

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Biografia do Autor

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação e continuada de professores.

Thelma Duarte Brandolt Borges, Professora da Educação Básica

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas. Professora da Educação Básica. Tem experiência na área da Educação em Ciências, enfocando a a linha de pesquisa: ensino, aprendizagem e formação de professores. Dedica-se especialmente à produção de conhecimento acerca da Educação pela Pesquisa, Argumentação no ensino e Clubes de Ciências.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Lima, V. M. do R., & Duarte Brandolt Borges, T. (2023). Indicadores qualitativos da argumentação dialógica: : uma proposta em discussão. Educação, 46(1), e43462. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.43462

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