Cultura do silêncio e educação libertadora

Aportes freirianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38533

Palavras-chave:

educação libertadora, silenciamento, Paulo Freire

Resumo

O trabalho objetiva compreender a relação entre a cultura do silêncio e a educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “Cultura do silêncio na identidade profissional do TAE-Pedagogo do IFCE à luz do pensamento freiriano”, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Como procedimentos de coleta de dados, recorreu-se nesta primeira etapa à revisão bibliográfica. Em uma sociedade de tolhimento da voz, da palavra e da expressão humana, constatam-se marcas da cultura do silêncio introjetada como inconsciente coletivo, entretanto, a educação libertadora como ato cognoscente se apresenta como resistência à herança histórica de silenciamento, assistencialismo e domesticação do corpo. Tal educação ocorre em oposição aos limites da realidade opressora e do silêncio imposto, buscando ultrapassar o estado de classe em si para se configurar como classe para si por meio da consciência crítica.

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Biografia do Autor

Daniele Cariolano da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Quixadá, CE, Brasil. 

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Pós-doutor pela Université Laval, Canadá; pós-doutor pela Universitat de Valência, Espanha; doutor em educação pela Cornell University, USA; Mestre em educação pela Cornell University, USA. Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. 

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

Silva, D. C. da, & Therrien, J. (2022). Cultura do silêncio e educação libertadora: Aportes freirianos. Educação, 45(1), e38533. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38533

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