Cultura do silêncio e educação libertadora
Aportes freirianos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.38533Palavras-chave:
educação libertadora, silenciamento, Paulo FreireResumo
O trabalho objetiva compreender a relação entre a cultura do silêncio e a educação libertadora a partir do pensamento de Paulo Freire. Trata-se de um recorte da pesquisa intitulada “Cultura do silêncio na identidade profissional do TAE-Pedagogo do IFCE à luz do pensamento freiriano”, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Como procedimentos de coleta de dados, recorreu-se nesta primeira etapa à revisão bibliográfica. Em uma sociedade de tolhimento da voz, da palavra e da expressão humana, constatam-se marcas da cultura do silêncio introjetada como inconsciente coletivo, entretanto, a educação libertadora como ato cognoscente se apresenta como resistência à herança histórica de silenciamento, assistencialismo e domesticação do corpo. Tal educação ocorre em oposição aos limites da realidade opressora e do silêncio imposto, buscando ultrapassar o estado de classe em si para se configurar como classe para si por meio da consciência crítica.
Downloads
Referências
Boufleuer, J. P. (1997). Pedagogia da ação comunicativa: uma leitura de Habermas. Ed. UNIJUÍ.
Freire, P. (1967). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Freire, P. (1981). Ação Cultural para Liberdade e outros escritos. Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (25. ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (2019). Pedagogia do oprimido (17. ed.) Paz e Terra.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4. ed). Atlas.
Habermas, Jurgen (2012). Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social (Paulo
A. S., trad.). Editora WMF Martins Fontes.
Lincoln, Y. S., & Guba, E. G. (2006). Controvérsias paradigmáticas, contradições e confluências emergentes. In N. K. Denzin, &, Y. S. Lincoln, O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (2. ed., pp. 169-192). Artmed.
Lima, V. A. de. (2011). Da cultura do silêncio ao direito à comunicação. Observatório da imprensa. http://observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/da-cultura-do-silencio-ao-direito-a-comunicacao
Lima, V. A. De. (2015). Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire. Editora UnB; Editora Fundação Perseu Abramo.
Lima, V. A. De. (2017). Sobre a Cultura do Silêncio. Carta Maior. https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia-e-Redes-Sociais/Sobre-a-cultura-do-silencio-1-/12/38974
Lima, V. A. De. (2018). Para além da alfabetização: cultura do silêncio e os 50 anos da pedagogia do oprimido. Carta Maior. https://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FPara-alem-da-alfabetizacao-cultura-do-silencio-e-os-50-anos-da-pedagogia-do-oprimido%2F4%2F40403
Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico (23. ed.). Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.