Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37789

Palavras-chave:

teoria da aprendizagem significativa, lições do rio grande, politecnia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar duas propostas pedagógicas do Estado do Rio Grande do Sul à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Assim, tendo como ponto de partida as duas últimas propostas públicas pedagógicas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, aqui denominadas de Lições do Rio Grande e Politecnia, respectivamente implantadas neste estado em 2009 e 2012, buscou-se averiguar quais são os elementos de correlação entre elas à Teoria da Aprendizagem Significativa, com base nos pontos de articulação teórico-metodológica envolvendo ações do ensinar e do aprender. Para tanto, se fez uso de uma pesquisa teórica e documental, a partir dos documentos oficiais disponíveis. Verificou-se que em ambas as propostas se vinculam elementos como interdisciplinaridade, contextualização e ações discentes-docentes ativas e coparticipativas, tendo em vista esses como qualificadores às ações do ensinar e do aprender, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

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Biografia do Autor

Lucimara Beatriz Garcia, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento, RS, Brasil.

Graduada em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS Brasil. Pós-Graduanda em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Sant’Ana do Livramento, RS, Brasil.

Ana Carolina Brandão Verissimo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Coordenadora Pedagógica do Colégio João Paulo I – unidade Higienópolis em Porto Alegre, RS, Brasil.

Tanise Brandão Bussmann, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento, RS, Brasil; Conselho Administrativo de Defesa Economica (CADE), Brasília, DF, Brasil.

Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; doutora em economia do desenvolvimento do PPGE pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora da Unipampa em exercício no CADE.

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Caçapava do Sul, RS, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; com pós-doutoramento na mesma área e instituição. Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Caçapava do Sul, RS, Brasil

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

Garcia, L. B., Verissimo, A. C. B., Bussmann, T. B., & Silva, A. L. S. da. (2022). Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa: Correspondências encontradas. Educação, 45(1), e37789. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37789

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