Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa
Correspondências encontradas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.37789Palavras-chave:
teoria da aprendizagem significativa, lições do rio grande, politecniaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar duas propostas pedagógicas do Estado do Rio Grande do Sul à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Assim, tendo como ponto de partida as duas últimas propostas públicas pedagógicas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, aqui denominadas de Lições do Rio Grande e Politecnia, respectivamente implantadas neste estado em 2009 e 2012, buscou-se averiguar quais são os elementos de correlação entre elas à Teoria da Aprendizagem Significativa, com base nos pontos de articulação teórico-metodológica envolvendo ações do ensinar e do aprender. Para tanto, se fez uso de uma pesquisa teórica e documental, a partir dos documentos oficiais disponíveis. Verificou-se que em ambas as propostas se vinculam elementos como interdisciplinaridade, contextualização e ações discentes-docentes ativas e coparticipativas, tendo em vista esses como qualificadores às ações do ensinar e do aprender, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.
Downloads
Referências
Abreu, M. (2009). Liçõções do Rio Grande Referencial Curricular para as escolas estaduais. In Rio Grande do Sul (Estado), Referencial Curricular - Lições do Rio Grande Ciências Humanas e suas Tecnologias (pp. 5-11). Secretaria de Educação.
Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1968). Educational Psichology: a cognitive view (2nd ed.). Holt, Rinehart and Winston.
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Editora Plátano.
Brasil. (1996). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República.
Brasil. (2014). Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Presidência da República.
Cellard, A. (2016). A análise documental. In Poupart et al., A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológico (pp. 295-316). Vozes.
Certeau, M. (2008). A invenção do cotidiano Vol. 1: Artes de Fazer (Vozes (ed.)).
Dias, L. C., & Klug, A. Q. (2015). O Ensino Médio Politécnico No Rio Grande Do Sul E O Conceito De Politecnia: Para (Re)Pensar A Geografia / The Eastern Polytechnic in Rio Grande do Sul and the Concept of Polytechnic: To (re)think the Geography. Geographia Meridionalis, 1(1), 127–144 https://doi.org/10.15210/gm.v1i1.5712
Conselho Nacional de Educação. (2011). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Conselho Nacional de Educação. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622
Fritsch, R., & Dore Heijmans, R. (2018). O “novo paradigma da politecnia” na experiência do ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul. Educação Unisinos, 22, 194-203. https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.09
Giordan, A., & Vecchi, G. (1988). Las orígenes del saber (D. Editorial (ed.)).
Laperrière, A. (2016). A teorização enraizada (grounded theory): procedimento analítico e comparação com outras abordagens similares. In Poupart et al., A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológico (pp. 353-385). Vozes.
Ministério da Educação. (2013). Portaria no 1.140, de 22 de novembro de 2013. Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e define suas diretrizes gerais, forma, condições e critérios para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do ensino médio público, nas redes estaduais e distrital de educação. Diário Oficial da União.
Moraes, E. C. de A. (1998). Construção do conhecimento integrado diante do desafio ambiental: uma estratégia educacional. In Noal, F.O., Tendências da educação ambiental brasileira (pp. 34-54). EDUNISC.
Moreira, M. A., & Masini, E. A. F. S. (1982). Aprendizagem Significativa: A teoria de David Ausubel. Moraes.
Moreira, M. A. & Masini, E. F. S. (2001). Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. Centauro.
Moreira, M. A. (2006). A teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. UnB.
Moreira, M. A. (1979). Concept maps as tools for teaching. Journal of College Science Teaching, 8(5), 283-86.
Moreira, M. A. (2014). A teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. In Moreira, M. A., Teorias de aprendizagem (pp.159-174). E.P.U.
Movimento Todos pela Educação. (2020). Nossa História. https://www.todospelaeducacao.org.br/pag/quem-somos/#bloco_67
Novak, J. D. (1997). Teoría y práctica de la educación. Alianza Editorial.
Oliveira, L. M. V. de. (2016). Ensino de História nas Políticas Curriculares do Rio Grande Do Sul: Configuraçõções e Intencionalidades. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Fronteira Sul]. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/693
Rio Grande do Sul. (2011). Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Secretaria de Educação. https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf
Rio Grande do Sul. (2009). Lições do Rio Grande: Ciência da Natureza e suas Tecnologias. Secretaria da Educação. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011653.pdf
Silva, R. R. D. da. (2018). Políticas curriculares para o Ensino Médio no sul do Brasil: possibilidades analíticas em torno do conhecimento escolar. Pro-Posições, 29(3), 517-544. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0023
Souza, O. M. M. de. (2016). O Ensino Médio Politécnico na Rede Estadual do Rio Grande do Sul: Politecnia ou Polivalência? [Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6048
Teixeira, I. S. (2019). Ensino Médio No Rio Grande Do Sul A Partir Da Emenda Constitucional No 59/2009: constataçõções, análises e apontamentos. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. http://hdl.handle.net/10183/196553
Vaz, C. P. S. (2012). O Referencial Curricular Liçõções Do Rio Grande E Os Discursos Coletivos Dos Professores De Uma Escola Estadual. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal De Rio Grande]. http://repositorio.furg.br/handle/1/4783
Veiga-Neto, A. (2006). Memória, tempo, cotidianos. In R. L. Garcia, & E. Zaccur (Org.), Cotidiano e diferentes saberes (pp. 111-124.). PD&A.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.