Autoridade, obediência e disciplina na educação
Reflexões sobre o discurso do Movimento Escola Sem Partido e dos apoiadores da militarização escolar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.37364Palavras-chave:
escola sem partido, militarização, autoridade, obediência, disciplinaResumo
O presente artigo procura refletir sobre o discurso empreendido pelo Movimento Escola Sem Partido (MESP) e pelos apoiadores do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PECIM) sobre autoridade, obediência e disciplina e a noção de Arendt de “autoridade na educação”. Por meio de pesquisa bibliográfica define o conceito de “autoridade na educação” e, a partir de manifestações publicadas por apoiadores do MESP e do PECIM, as suas concepções de autoridade, obediência e disciplina. Após contrastá-las, conclui que a concepção de autoridade, obediência e disciplina do MESP e do PECIM expõe a democracia ao perigo porque limitam a educação à autoridade inquestionável e à obediência cega. Por fim, a partir da noção de “autoridade na educação”, reflete e propõe uma provocação sobre o que pode ser, então, a obediência e a disciplina na educação em uma sociedade que se pretende democrática.
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