Narrativas digitais e ciberliteratura infantil

Uma experiência-formativa com crianças na segunda infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.34107

Palavras-chave:

Narrativas, literatura, cultura digital, experiência, crianças

Resumo

Objetiva discutir a utilização das narrativas literárias digitais como possibilidade para a formação de leitores na segunda infância, tendo como análise os apontamentos e vivências de uma experiência exploratória, realizada com crianças de 05 e 06 anos de idade numa escola de educação infantil. Prioriza os achados, os sentimentos e interlocuções das crianças com o uso de dispositivos digitais de acesso a literatura, destacando suas potencialidades enquanto recurso capaz de ampliar os repertórios de linguagens, estimulando e ampliando as experiências relacionadas às aprendizagens infantis, com destaque para funções cognitivas, tais como: imaginação, abstração, curiosidade, atenção e criação, necessárias a essa fase de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), SE, Brasil; professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT), em Aracaju, SE, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Contemporaneidade (GPETEC).

 

Vinicius Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VIII), Paulo Afonso, BA, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), SE, Brasil; professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VIII/), em Paulo Afonso, BA, Brasil. Membro líder do Grupo
de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade (FORPEC) da UNEB/CNPq.

 

Jacques Fernandes Santos, Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, SE, Brasil.

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE/FCAP),
PE, Brasil; professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema, AL, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Contemporaneidade (GPETEC/UNIT/CNPq).

 

Camila Gomes Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VIII), Paulo Afonso, BA, Brasil.

Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus VIII), em Paulo Afonso, BA,
Brasil. Possui cursos de LIBRAS e atuação na Educação de Surdos na modalidade EJA. Membro do Grupo de
Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade (FORPEC) da UNEB/CNPq.

 

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Nunes, A. K. F., Santos, V. S., Santos, J. F., & da Silva, C. G. S. (2021). Narrativas digitais e ciberliteratura infantil: Uma experiência-formativa com crianças na segunda infância. Educação, 44(1), e34107. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.34107

Edição

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