Atualidade brasileira: a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido

  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.
  • Magda Gisela Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS.
  • Paulo Eduardo Dias Taddei Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.
Palavras-chave: atualidade brasileira, democracia, pedagogia do oprimido, resistência

Resumo

Pautados pelo conceito de democracia substantiva, neste artigo, analisamos algumas das dimensões da atual crise econômica, política e social brasileira e, com base em um estudo bibliográfico, explicitamos as principais contribuições das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’ cunhadas por Freire. O estudo demonstrou que as referidas categorias contribuem para a análise crítica da atualidade brasileira e, portanto, para a efetivação de processos de ‘contrainternalização’ da ordem burguesa, como define Mészáros (2008). Com isso, concluímos que a obra de Freire, especialmente por meio das categorias de ‘opressão’ e ‘educação libertadora’, apresenta uma importância significativa para a consolidação de processos educativos que contribuam com o aprofundamento de uma democracia substantiva (MÉSZÁROS, 2015), um elemento fundamental à superação da sociabilidade fundada na exploração de uma classe por outra.

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Biografia do Autor

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Magda Gisela Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS.

Paulo Eduardo Dias Taddei, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS.

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Publicado
2019-12-31
Como Citar
Paludo, C., Santos, M. G. C. dos, & Taddei, P. E. D. (2019). Atualidade brasileira: a democracia substantiva e a pedagogia do oprimido. Educação, 42(3), 396-407. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.34086
Seção
Dossiê - ALFAEEJA