A metodologia do entre, o educador e a assessoria na prevenção do autismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.32459Palavras-chave:
metodologia entre, psicanálise, educação infantil, assessoria, autismoResumo
O artigo trata da importância da metodologia do entre, de Homi Bhabha (1998) utilizada em uma pesquisa de mestrado. O objetivo visa refletir sobre os efeitos da intervenção transdisciplinar na prevenção do autismo, a partir da experiência de educadores e de assessoria em educação precoce no campo da educação infantil. Para tanto, utiliza os resultados de uma pesquisa realizada com duas crianças, dos zero aos três anos de idade e seus educadores, que foi constituída por quatro tempos: o tempo de criação do trabalho de assessoria EP/PI/SMED, a detecção dos sinais de autismo nos bebês, a avaliação psicanalítica dessas crianças aos três anos de idade e a escrita da pesquisa. Os resultados indicam que houve mudanças na posição discursiva dos educadores, produzindo efeitos não apenas educativos, mas estruturantes e terapêuticos, possibilitando a saída do risco de autismo e a retomada dos processos psíquicos constitutivos nas duas crianças.
Downloads
Referências
Bhabha, H. K. (1998). O Local da Cultura. (M. Ávila, E. L. L. Reis, G. Renate, & E. Gonçalves, Trad.; 2a. ed.). Belo Horizonte: Editora da UFMG.
Benjamin, W. (1994). Experiência e Pobreza. In W. Benjamin. Magia, Técnica, arte e política: Obras escolhidas. (S. P. Rouanet, Trad.). São Paulo: Imago. Originalmente publicado em 1933.
Bernardino, L. M. F. (2014). A creche, o professor e o desejo. In 10º Colóquio Internacional do LEPSI. Anais. São Paulo.
Coriat, L., & Jerusalinsky, A. (1996). Aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento. Escritos da Criança, nº 4. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat.
Diniz, Margareth. (2017). A que visa a escolha de um dispositivo metodológico? In M. Pereira (Org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com ‘isso’? Belo Horizonte: Scriptum.
Freud, Sigmund. (2010a). Além do princípio do prazer. In Freud, S. Obras completas volume 14: História de uma neurose infantil; (“O homem dos lobos”); Além do princípio do prazer e 149 outros textos (1917-1920). (P. C. Souza, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras. Trabalho originalmente publicado em 1920.
Freud, S. (2010b). Novas conferências introdutórias à psicanálise. In Freud, Sigmund. Obras completas volume 18: o mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). (P. C. Souza, Trad.). São Paulo, SP: Companhia das Letras. Trabalho originalmente publicado em 1932-1933.
Gurski, R. (2016). Formação de professores e transmissão da experiência: Narrar, poetar, profanar. In C. Vasques, & S. Moschen. (Orgs.). Psicanálise, educação especial e formação de professores: construções em rasuras. Porto Alegre: Evangraf.
Jerusalinsky, A. (1999). Psicanálise e desenvolvimento infantil. (D. Lichtenstein et al, Trad). Porto Alegre: Artes e Ofícios.
Jerusalinsky, A. (2008). Considerações acerca da Avaliação Psicanalítica de Crianças de Três anos – AP3. In R. Lerner, & M. C. M. Kupfer (Orgs.). Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. São Paulo, SP: Escuta.
Kupfer, M. C. M., Jerusalinsky, A., Infante, D. P., & Bernardino, L. M. F. (2008). Roteiro para a Avaliação Psicanalítica de Três anos - AP3. In R. Lerner, &, M. C. M. Kupfer (Orgs.). Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. São Paulo, SP: Escuta.
Kupfer, M. C. M., Bernardino, L. M, F., & Mariotto, R. M. M. (Orgs.). (2014). Do bebê a sujeito: a metodologia IRDI nas creches. São Paulo: Escuta/Fapesp.
Kupfer, M. C. Ma., Costa, B. H. R., Césaris, D. M. D., & Cardoso, F. F. (2010, Dezembro). A produção brasileira no campo das articulações entre psicanálise e educação a partir de 1980. Estilos da Clínica, 15(2), p. 284-305. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i2p284-305
Lacan, J. (1992). O seminário, Livro XVII: O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. Originalmente publicado em 1969-1970.
Meira, A. M. G. (2001). Contribuições da Psicanálise para a educação inclusiva. Escritos da Criança: nº 6. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat.
Quinet, A. (2015). Édipo ao pé da letra: Fragmentos da tragédia e psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar.
Rosa, D. (2011). O infantil na Psicanálise. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 1(40), p.104-108.
Schäffer, M. (1999, Janeiro/Junho). Resenha Crítica “Entre lugares da cultura: diversidade ou diferença?” Educação e Realidade. Porto Alegre/UFRGS, 24(1), p. 161-167.
Wanderley, D. (2013). Aventuras psicanalíticas com crianças autistas e seus pais. Salvador: Ágalma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.