Abordagem disposicional como ferramenta para compreender o subcampo da Educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.31745Palavras-chave:
disposições, pesquisa em educação, habitus, campo científicoResumo
Este artigo propõe compreender aspectos da pesquisa em Educação no Brasil a partir do conceito de disposições, verificando-as em depoimentos de líderes de grupos de pesquisa. A abordagem se dá a partir da sociologia crítica, com base no arcabouço teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. O material empírico é composto por entrevistas, cujo conteúdo foi categorizado através de análise qualitativa. Há evidências de disposições alinhadas àquilo que a literatura sociológica identifica como propriedades gerais do campo científico, como a competência para operar o ludus e a apetência e a competência para a interlocução. Ao mesmo tempo, emerge um conjunto de elementos que indicam disposições particulares ao subcampo da Educação, aqui caracterizadas como apetência para a intervenção socioeducacional. Tal característica, associada a ideias de emancipação e mudança social, pode ser reconhecida como uma das particularidades que compõe a singularidade da pesquisa educacional dentro do campo científico.
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