A formação inicial em Licenciatura em Educação Especial na perspectiva dos egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30964

Palavras-chave:

educação especial, formação inicial, licenciatura.

Resumo

A formação inicial do professor se configura como um dos momentos mais relevantes do desenvolvimento profissional, e se torna inquietante o esvaziamento e a desqualificação que essa etapa da profissionalização docente tem sofrido nos últimos tempos em virtude das disposições neoliberais. No campo da Educação Especial, a situação se agrava ainda mais dada a escassez de cursos de formação inicial, associada a uma política de formação continuada e na modalidade a distância. O presente estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório, visou investigar a importância da formação inicial em Educação Especial, na perspectiva de egressos. Os resultados indicam que a formação inicial específica na área parece favorecer a construção da identidade e a profissionalização desde o momento em que os jovens entram na universidade, sendo que isso se fortalece na medida em que eles avançam no curso. Além disso, o curso parece favorecer atitudes positivas em relação à inclusão e a diminuição de preconceitos.

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Biografia do Autor

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí, (UFPI), Teresina, PI

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB, Brasília, DF, Brasil). Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, PI, Brasil.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP, São Paulo, SP, Brasil). Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Lustosa, A. V. M. F., & Mendes, E. G. (2020). A formação inicial em Licenciatura em Educação Especial na perspectiva dos egressos. Educação, 43(1), e30964. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30964

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