Bebês nas creches e nos espaços urbanos cariocas

Autores

  • Marcia de Oliveira Gomes Gil Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vera Maria Ramos de Vasconcellos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30824

Palavras-chave:

Bebês. Creche. Direito à educação. Cidadania.

Resumo

O direito à educação de bebês é discutido no cenário da cidade do Rio de Janeiro, entre os anos 2009 e 2016, gestão dupla de uma mesma prefeitura. As vagas na educação infantil municipal e as matrículas no berçário são investigadas após a construção de novas edificações (GIL, 2018). O reconhecimento social do direito à creche para todos os bebês e crianças pequenas, independentemente de critérios de vulnerabilidade, é o ponto de partida das discussões. A legislação brasileira é apresentada e as ações do Ministério Público são analisadas. Os resultados revelam que, na relação com o direito à educação de bebês, mesmo com as novas edificações, específicas para a educação infantil, o número de matrículas cresce nos agrupamentos de crianças com mais idade e no berçário vêm sendo reduzidas a cada ano. Acrescenta-se a isso a diminuição de creches municipais em tempo integral.

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Biografia do Autor

Marcia de Oliveira Gomes Gil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Uerj

Vera Maria Ramos de Vasconcellos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutora em Psicologia; professora titular do Departamento de Educação da Uerj.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Gil, M. de O. G., & Vasconcellos, V. M. R. de. (2018). Bebês nas creches e nos espaços urbanos cariocas. Educação, 41(2), 241–249. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30824

Edição

Seção

Dossiê: Infância e cidade: diálogos com a educação

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