A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância

Autores

  • Jader Janer Moreira Lopes Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e da UFJF
  • Maria Lidia Bueno Fernandes Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30546

Palavras-chave:

Crianças. Infância. Cidades. Geografia da Infância.

Resumo

Este texto aborda as crianças e seus espaços cotidianos, mais especificamente o espaço de suas vidas nas cidades. Dialogando com autores que abordam a interface criança, infâncias e espaços urbanos, busca trazer contribuições da Geografia da Infância para o tema, reconhecendo o espaço como indissociável da vida e refutando a lógica que tem colocado as trajetórias humanas na Terra como caminhos lineares e em sequência temporal cronologicamente concebida. A concepção de espaço geográfico como expressão construída na vida e de onde a vida se origina, abarca o universo infantil e o coloca dentro desse processo dialético. Assim, falar em Geografia da Infância, ler a infância, tendo como viés de entrada esse encontro que o espaço geográfico perrmite, é, para além de um significativo encontro geracional, assumir as crianças com suas potenciais presenças e como sujeitos explícitos de enunciações no espaço e no tempo, inseridas nas dimensões política, simbólica e material das sociedades.

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Biografia do Autor

Jader Janer Moreira Lopes, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e da UFJF

Possui graduação em Geografia pela UFJF; doutorado em Educação pela UFF; pós-doutorado na Universidade de Siegen/Alemanha. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e da UFJF. Pesquisa os temas: Geografia da Infância, Educação infantil, Cartografia com crianças.

Maria Lidia Bueno Fernandes, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela USP; Magister Artium-M.A. em Etnologia e Psicologia Social pela Ludwig-Maximilians-Universität de Munique/Alemanha; doutorado em Geografia pela USP; pós-doutorado em Geografia da Infância na UFF. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Pesquisa os temas: Geografia e Infância, Educação em contextos culturais específicos; Ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Lopes, J. J. M., & Fernandes, M. L. B. (2018). A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação, 41(2), 202–211. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30546

Edição

Seção

Dossiê: Infância e cidade: diálogos com a educação