Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757Palavras-chave:
educação estética, formação de professores, pesquisas narrativas, pesquisas biográficas, pesquisas autobiográficas.Resumo
Pesquisar sobre a formação docente ganha especial relevância nos tempos que correm. O biênio de 2016 e 2017 trouxe intensas mobilizações sociais em torno do projeto de sociedade que desejamos e o seu modelo democrático que hoje sofre um duro revés. São movimentos que impactam, necessariamente, o campo educacional. Pensar, portanto, a formação de professores, implica impreterivelmente levar em conta as forças e as pressões que esse campo está vivendo e que, ao que tudo parece indicar, continuará sofrendo. Nesse sentido, vale reafirmar com as nossas pesquisas e ações qual o professor que pretendemos formar. Diferente das perspectivas padronizadas que visam criar modelos únicos de ação, como a cultura do apostilamento, pretendemos discutir concepções de formação docente que considerem os sujeitos como autores dos seus processos formativos, pondo em destaque a potência constitutiva da Educação Estética e dos estudos voltados para as pesquisas narrativas e/ou de histórias de vida e (auto)biográficas.
Downloads
Referências
Alvarado-Prada, L. E. (2005). Pesquisa coletiva como um caminho na formação e professores. In Anais do 3° Encontro de Pesquisas em Educação da Universidade de Uberaba (pp. 626-637). Uberaba, MG.
André, M. (Org.). (2012). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores (Série Práticas Pedagógicas, 12a ed.). Campinas, SP: Papirus.
Arroyo, M. (2012). Corpos precarizados que interrogam nossa ética profissional. In M. R. Silva & M.
Arroyo (Orgs.). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos (pp. 23-54). Petrópolis, RJ: Vozes.
Benjamin, W. (1987). Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense.
Chaves, I. (2000). A pesquisa narrativa: uma forma de evocar imagens da vida de professores. Revista Educação em Debate, 1(39), 86-93.
Duarte-Junior, J. F. (2000). O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível (Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Duarte-Junior, J. F. (2010). A montanha e o vídeo-game: escritos sobre a educação. São Paulo, SP: Papirus.
Galeano, E. (1994). Palavras Andantes. Porto Alegre, RS: L&PM.
Josso, M. C. (2004). Experiências de Vida e Formação (J. Claudino & J. Ferreira, Trad.). São Paulo, SP: Cortez.
Kramer, S. (2008a). Histórias de formação: as entrevistas, seu contexto e procedimentos. In S. Kramer (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação (pp. 22-36). São Paulo, SP: Ática.
Kramer, S. (2008b). Na gestão da educação infantil, nós temos meninas no lugar de professoras? In S.
Kramer (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação (pp. 121-129). São Paulo, SP: Ática.
Kramer, S., Corsino, P., & Nunes, M. F. R. (2008a). Educar e cuidar: muito além da rima. In S. Kramer (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação (pp. 55-86). São Paulo, SP: Ática.
Kramer, S., Corsino, P., & Nunes, M. F. R. (2008b). Formação de profissionais da educação infantil: um desafio para as políticas municipais. In S. Kramer (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação (pp. 16-36). São Paulo, SP: Ática.
Kramer, S., Nunes, M. F. R., & Carvalho, M. C. (Orgs.). (2013). Educação Infantil: formação e responsabilidade. Campinas, SP: Papirus.
Larrosa, J. (1998). Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre, RS: Contrabando. Larrosa, J. (2014). Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Loponte, L. G. (2011). Arte e inquietudes estéticas para a educação. In M. C. P. Passos, & R. M. Ribes (Orgs). Educação: experiência estética (pp. 30-51). Rio de Janeiro, RJ: Nau.
Longarezi, A. M. (2013). Pesquisa-formação: um olhar para a sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos, 13(3), 214-225. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p214-225
Morin, E. (2007). O método 6: ética. Porto Alegre, RS: Sulina.
Mussi, A. de A., & Almeida, E. C. dos S. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações entre os professores e o contexto de trabalho no ensino superior. In Anais da 37a Reunião Nacional da ANPED da Universidade Federal de Santa Catarina (pp. 4-8). Florianópolis, SC. http://37reuniao.anped.org.br/wpcontent/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4324.pdf
Nóvoa, A. (Org.). (1999). Profissão Professor (Coleção Ciências da Educação). Portugal: Porto.
Nóvoa, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350, 203-218. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf
Ostetto, L. E. (Org.). (2012). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores (Coleção Ágere). Campinas, SP: Papirus.
Ostetto, L. E. (2014). Danças Circulares na formação de professores: a inteireza de ser na roda. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas.
Ostetto, L. E. (2016). Formação de consumidores ou criadores? Cultura e arte na Educação Infantil. In M. Reis & R. R. Borges (Orgs.). Educação Infantil: Arte, Cultura e Sociedade. (pp. 315-336). Curitiba, PR: CRV.
Resende, C. (2008). O que pode um corpo? O método Angel Vianna de conscientização do movimento como um instrumento terapêutico. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 18(3), 563-574. https://doi.org/10.1590/S0103-73312008000300011
Sacristán, J. G. (1991). Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In A. Nóvoa (Org.). Profissão professor (pp. 63-92). Portugal: Porto.
Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem (R. C. Costa, Trad.). Porto Alegre, RS: Artmed.
Silva, C. S. B. da. (1999). Curso de pedagogia no Brasil: História e identidade. Campinas, SP: Autores Associados.
Souza, E. C. (2007). História de vida e práticas de formação: escrita de si e cotidiano escolar. In E. C.
Souza (Org.). Histórias de Vida e Formação de Professores. Boletim Salto para o Futuro, mar., 3-7.
Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional (17a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Tardif, M., & Lessard, C. (2014a). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais (L. Magalhães, Trad.; 6. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Tardif, M., & Lessard, C. (2014b). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas (J. B. Kreuch, Trad.; 9a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.
Trezzi, Cl. (2011). Schiller e Freire: um olhar sobre a educação estética. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, 10(1), 68-77.
Woods, P. (1999). Investigar a arte de ensinar. Portugal: Porto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.