Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757

Palavras-chave:

educação estética, formação de professores, pesquisas narrativas, pesquisas biográficas, pesquisas autobiográficas.

Resumo

Pesquisar sobre a formação docente ganha especial relevância nos tempos que correm. O biênio de 2016 e 2017 trouxe intensas mobilizações sociais em torno do projeto de sociedade que desejamos e o seu modelo democrático que hoje sofre um duro revés. São movimentos que impactam, necessariamente, o campo educacional. Pensar, portanto, a formação de professores, implica impreterivelmente levar em conta as forças e as pressões que esse campo está vivendo e que, ao que tudo parece indicar, continuará sofrendo. Nesse sentido, vale reafirmar com as nossas pesquisas e ações qual o professor que pretendemos formar. Diferente das perspectivas padronizadas que visam criar modelos únicos de ação, como a cultura do apostilamento, pretendemos discutir concepções de formação docente que considerem os sujeitos como autores dos seus processos formativos, pondo em destaque a potência constitutiva da Educação Estética e dos estudos voltados para as pesquisas narrativas e/ou de histórias de vida e (auto)biográficas.

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Biografia do Autor

Michelle Dantas Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro, RJ

Professora de Educação Infantil. Diretora Adjunta no Município do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME). Mestranda em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pesquisadora do grupo Frestas (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), vinculado ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA) na mesma Universidade.

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro, RJ

Professora Associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), atuando na graduação dos cursos de Pedagogia presencial e a distância e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado/ PPGEDU da Unirio. Coordenadora do grupo Frestas (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), vinculado ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA) da mesma Universidade.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Ferreira, M. D., & Guedes, A. O. (2020). Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Educação, 43(1), e29757. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.29757

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