A literatura infantil entre a experiência estética e a educação moral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.26054

Palavras-chave:

Literatura infantil, Experiência, Sujeito moral, Tecnologias do eu.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade propor uma problematização acerca da dimensão moral abordada pela literatura infantil na educação escolar, entrecruzada com a formação do leitor, enquanto sujeito no ato pedagógico. Interroga-se aqui a intensificação da moral nas práticas educativas em que a literatura infantil perde sua potência ética-estética para alinhar-se com uma proposição de doutrina moral. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho filosófico, a argumentação é estruturada pela perspectiva de Walter Benjamin – pela referência ao conceito de experiência – e Michel Foucault – no que tange à compreensão de moral como contraponto à ética e à conjugação com a noção de tecnologias do eu, bem como a apropriação de Jorge Larrosa do mesmo conceito.

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Biografia do Autor

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Priscila Monteiro Chaves, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras Português-Francês pela mesma Universidade. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Daniela da Cruz Schneider, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Educação e Licenciada em Artes Visuais pela mesma Universidade. Professora Assistente da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Ghiggi, G., Chaves, P. M., & Schneider, D. da C. (2018). A literatura infantil entre a experiência estética e a educação moral. Educação, 41(3), 437–445. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.26054

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