A inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor

Autores

  • José Angelo Gariglio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22740

Palavras-chave:

Formação de professores. Iniciação à docência. Aprendizagem docente. Educação física.

Resumo

Este artigo relata os achados de uma pesquisa que trata dos aspectos singulares dos processos de iniciação à docência e à aprendizagem docente vivida por professores de educação física licenciados, egressos de uma universidade da rede federal de ensino. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, de caráter descritivo. O estudo foi realizado com 13 professores iniciantes (nove homens e quatro mulheres) e fez uso de duas técnicas de coleta de dados: entrevista e análises de casos de ensino. Os dados da pesquisa mostram que o pertencimento a um determinado campo disciplinar é um elemento importante a considerar para análise dos processos de inserção profissional e aprendizagem docente, já que definem modos particulares e cruciais de ser professor e de se inserir na profissão.

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Biografia do Autor

José Angelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Puc-Rio. Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Gariglio, J. A. (2016). A inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação, 39(3), 312–326. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.22740

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