Educação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança

Autores

  • Zara Figueiredo Tripodi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21890

Palavras-chave:

Educação infantil. Política educacional. Plano Nacional de Educação. Governança.

Resumo

Este texto apresenta resultados preliminares de pesquisa que tem sido realizada no âmbito de pós-doutorado, no Centro de Estudos da Metrópole – USP/Cebrap. Busca-se examinar, aqui, as principais tendências de expansão da educação infantil pelos municípios, tendo como referência o novo Plano Nacional de Educação. Inicialmente, fazse uma breve retrospectiva dos marcos regulatórios da educação infantil. Discute-se, em seguida, o federalismo, a reforma do aparelho do Estado (1995) e sua interface com a educação das crianças pequenas. A instituição do PNE, as metas das capitais brasileiras para a primeira etapa da educação básica e os novos locais de governança são o foco de atenção seguinte do texto. Por fim, conclui-se que a publicação da Lei nº 13.019/2014 concorre para reafirmar a tendência de oferta da educação infantil pelo setor público não estatal, tendo em vista as metas do PNE.

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Biografia do Autor

Zara Figueiredo Tripodi, Universidade de São Paulo

Formada em letras e pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde também cursou o mestrado em letras. Possui doutorado em educação (políticas públicas educacionais) pela USP. Atualmente, é pos-doutoranda no Centro de Estudos da Metrópole (USP/Cebrap, departamento de ciências políticas.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Tripodi, Z. F. (2016). Educação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança. Educação, 39(3), 383–392. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21890

Edição

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