O panorama do ensino da Ética no Brasil: da ditadura aos dias atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Ética.

Resumo

O panorama brasileiro da educação e também o do ensino da Ética reflete e perpassa as mudanças históricas, sociais, políticas e econômicas do nosso país. Este artigo pretende discutir como o ensino da Ética vem sendo tratado em nossas escolas, em especial no estado de São Paulo, do período da ditadura aos dias atuais. Analisaremos as medidas governamentais deste período e as políticas públicas implementadas na educação neste contexto social e político e que buscaram responder às solicitações da sociedade por uma educação que privilegiasse o desenvolvimento ético do ser humano. Para atingirmos este objetivos, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que presentaremos ao leitor, problematizando algumas destas questões na atualidade.

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Biografia do Autor

Mayra Marques da Silva Gualtieri-Kappann, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Marília, Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolvendo tese sobre o tema Ética, Justiça e Democracia em sala de aula - a experiência de um método de discussão de dilemas, sob orientação do Prof. Dr. Alonso Bezerra de Carvalho. Mestre em Educação pela Unesp de Marília, com a pesquisa Uso de Álcool e Competência Moral em Universitários, sob orientação do Prof. Dr. Raul Aragão Martins. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, tema de Trabalho de Conclusão de Curso O Papel da Esquizofrenia na família - um estudo sobre os vínculos familiares. Tem experiência nas áreas de Ensino, Pesquisa e Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Trabalho, Psicologia do Desenvolvimento, Desenvolvimento Sócio- Moral, Psicopatologia, Psicopatologia Psicanalítica, Avaliação Psicológica, Processos Perceptuais e Cognitivos e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa, educação, ética, saúde mental, psicologia clínica, psicologia escolar, psicologia social, psicologia do trabalho, psicopatologia e psicanálise, avaliação psicológica, transtornos do desenvolvimento, julgamento moral, uso de drogas legais e ilegais, clínica psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos e das relações familiares.

Alonso Bezerra de Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986) e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002) e Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista (2013). Em 2007 fez pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Educação da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago do Chile (Chile - 2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, educação,amizade, modernidade, racionalização, didática, formação de professores e filosofia e sociologia da educação.

Referências

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Gualtieri-Kappann, M. M. da S., & Carvalho, A. B. de. (2016). O panorama do ensino da Ética no Brasil: da ditadura aos dias atuais. Educação, 39(4), s106-s113. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21451