Relações de controle nas aulas de Didática

Autores

  • Ana Carolina Colacioppo Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20876

Palavras-chave:

Formação de professores. Didática. Relações de controle.

Resumo

Este estudo dedica-se à análise de relações de controle estabelecidas nas aulas de Didática. Busca compreender mecanismos subjacentes às práticas desenvolvidas em seu ensino, no curso de Pedagogia, revelando aspectos do tipo de formação que vem sendo oferecido aos futuros docentes. Foi selecionada uma instituição privada para a coleta de informações, localizada na cidade de São Paulo. Estas foram coletadas por meio de observação e organizadas contando com cenas as quais foram analisadas com o uso de instrumentos pautados no conceito de enquadramento, de Bernstein. Seus resultados se referem aos indicadores de características das práticas para a formação da consciência profissional docente. Ressalta-se o controle constante do ritmo das atividades dos alunos pelo professor e a baixíssima condição avaliativa durante as aulas quanto aos trabalhos realizados pelos alunos e às explicações docentes.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição, e doutora em Educação pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área da Educação, no âmbito docente, no ensino superior e na educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: escola privada, rendimento escolar, frações de classe média, juízo docente nos anos iniciais do ensino fundamental e formação de professores em Didática no ensino superior para o trabalho com os anos iniciais da escolarização.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Rodrigues, A. C. C. (2016). Relações de controle nas aulas de Didática. Educação, 39(1), 83–93. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20876

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