Biologia, conhecimento e consciência: articulações possíveis na construção da aprendizagem

Autores

  • Pâmela Ziliotto Sant'Anna Flach Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20595

Palavras-chave:

Homeostase. Conhecimento. Consciência. Aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho apresenta-se uma discussão acerca das contribuições da neurobiologia e da epistemologia genética aos processos de construção do conhecimento e da consciência. Discute-se, também, como tais processos se relacionam com os mecanismos de conservação da homeostase dos organismos. Para isso, debruçou-se sobre obras de António Damásio e Jean Piaget na tentativa de compreender as articulações entre organismo e sujeito epistêmico como protagonistas dos atos de manter-se vivo, conhecer e tomar consciência. Seja no âmbito orgânico ou no cognitivo, a manutenção da vida passa pela interação constante e permanente entre organismo e meio. Concebe-se essa interação como fonte de sempre novos desequilíbrios que abrem espaço para novas experiências que, por sua vez, geram novos desenvolvimentos afetivos ou cognitivos. Com isso, são possibilitadas novas aprendizagens, escolares ou não, que concorrem para a sobrevivência em todos os níveis da vida humana.

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Biografia do Autor

Pâmela Ziliotto Sant'Anna Flach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação em Ciências pela mesma universidade.

Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Filosofia, Mestre em Educação (UFRGS) e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). É Professor Titular da área de Psicologia da Educação e docente do Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação da UFRGS . Autor de Epistemologia do professor: o cotidiano da escola (16ª ed., 2013), O caminho da aprendizagem em Piaget e Freire; da ação à operação (3ª ed., 2010) e Epistemologia do professor de matemática (2012) – os três da Ed. Vozes; e deEducação e construção do conhecimento (2ª ed., Ed. Penso, 2012), com Tania B. I. Marques e Colaboradores, Ser professor é ser pesquisador (3ª ed., Ed. Mediação, 2012), entre outros. Orientou mais de 40 dissertações e mais de 20 teses. Recebeu, em 2010, da FACED/UFRGS, o título de Professor Homenageado.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Flach, P. Z. S., & Becker, F. (2016). Biologia, conhecimento e consciência: articulações possíveis na construção da aprendizagem. Educação, 39(1), 74–82. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20595

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