Redistribuição e reconhecimento no Prouni: uma análise de justiça social à luz de Nancy Fraser

Autores

  • Cristina Fioreze Universidade de Passo Fundo
  • Julio Cesar Godoy Bertolin Universidade de Passo Fundo
  • Bruna Bortolin Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.19553

Palavras-chave:

Educação superior. Justiça social. Redistribuição e reconhecimento. Prouni.

Resumo

O presente artigo busca analisar em que medida o Programa Universidade para Todos (Prouni), desenvolvido no contexto de instituições de educação superior privadas, possui potencial para gerar justiça social a estudantes de meios populares. Inicialmente, aborda-se o entendimento de justiça social na perspectiva teórica de Nancy Fraser, que integra as reivindicações de redistribuição e de reconhecimento no âmbito da moralidade, tomando como marco referencial a norma universalista da paridade de participação. Na sequência, são apresentados: uma revisão da literatura sobre o programa, bem como sobre experiências de bolsistas, além de entrevistas com estudantes do Prouni no contexto de uma universidade comunitária e sem fins lucrativos. Por fim, a partir do cotejamento entre a concepção de justiça social da autora, de um lado, e as discussões trazidas sobre o Prouni, de outro, argumenta-se que o programa contribui para gerar justiça social entre estudantes provenientes de meios populares.

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Biografia do Autor

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo

Cristina Fioreze é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1997-2001) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2002-2004). É professora em tempo integral da Universidade de Passo Fundo, no curso de Serviço Social, do qual foi coordenadora entre 2008 e 2011. Entre os anos de 2011 e 2014 coordenou a Divisão de Ensino de Graduação da mesma instituição. É pesquisadora do GEU - Grupo de Estudos sobre Universidade Universidade de Passo Fundo e do Grupo Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas. Pesquisa os temas políticas sociais, controle social, educação superior e relação entre público e privado.

Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo

Possui doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação. Realizou estágio de doutoramento em qualidade em educação superior na Universidade de Aveiro - Portugal. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF). Também atua como consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e como avaliador de instituições e de cursos de graduação para o governo do Brasil no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do governo do Chile na Comisión Nacional de Acreditación (CNA). Fez parte da Comissão Especial de Avaliação (CEA) do Ministério da Educação (MEC) do governo brasileiro que elaborou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), atuou como avaliador de projetos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e como consultor da UNESCO, do MEC e do Ministério da Saúde no desenvolvimento de sistemas de avaliação da educação. Tem experiência em pesquisas, planejamento e avaliação na educação superior.

Bruna Bortolin, Universidade de Passo Fundo

Assistente social da Fundação Universidade de Passo Fundo e especialista em Metodologias de Intervenções com Famílias.

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Fioreze, C., Bertolin, J. C. G., & Bortolin, B. (2016). Redistribuição e reconhecimento no Prouni: uma análise de justiça social à luz de Nancy Fraser. Educação, 38(3), 404–414. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.19553