O canto da sereia da inovação na universidade comunitária

do insulamento ao risco da hiperporosidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42328

Palavras-chave:

Educação Superior, Universidade Comunitária, Pesquisa, Hiperporosidade, Insulamento

Resumo

Novas demandas e funções são postas à educação superior na chamada sociedade do conhecimento. As universidades são instadas a mudar e inovar, visando contribuir para o crescimento econômico e a criação de riquezas. No âmbito da produção do conhecimento, um duplo desafio se desenha no contexto das universidades privadas sem fins lucrativos brasileiras: por um lado, exigências próprias do ingresso em um jogo de mercado por inovação, no sentido da pesquisa aplicada, útil ao setor produtivo, e, por outro, a manutenção da pesquisa desinteressada. O presente artigo analisa o caso das universidades comunitárias regionais do Rio Grande do Sul a partir da questão: quais as tendências na condução da pesquisa universitária diante de um cenário de novas exigências em termos de inovação e aproximação com o setor produtivo? Por meio de investigação de campo, realizada através de entrevistas com membros das universidades em estudo, seguida de dedução lógica entre os dados coletados e a literatura, argumenta-se que tais universidades, num contexto de crise decorrente do acirramento da concorrência mercantil, estão suscetíveis a caírem num canto da sereia, distanciando-se de um necessário nível de insulamento em direção a uma arriscada hiperporosidade com o mercado.

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Biografia do Autor

Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil; bacharel em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul (UCS), RS, Brasil. Professora do Programa de Pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Ciência da Computação pela mesma instituição. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Fioreze, C., & Godoy Bertolin, J. C. (2023). O canto da sereia da inovação na universidade comunitária: do insulamento ao risco da hiperporosidade. Educação, 46(1), e42328. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42328

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