Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil

Autores

  • Maria Lúcia Castagna Wortmann ULBRA Universidade Luterana do Brasil UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marisa Vorraber Costa ULBRA Universidade Luterana do Brasil UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18441

Palavras-chave:

Estudos Culturais em educação. Pedagogias culturais. Identidade-diferença. Cultura e educação. História da educação.

Resumo

O artigo examina a emergência/invenção da articulação entre Educação e Estudos Culturais no Brasil, bem como as principais tendências dos estudos realizados na interface desses campos nos últimos dezoito anos (1996-2014). Aborda direcionamentos de dissertações e teses produzidas em dois programas de pós-graduação em educação que adotaram tal perspectiva. Apontam-se três tendências principais: a) ressignificação, mediante novas lentes teóricas, de questões, discursos e artefatos tradicionalmente relacionados ao campo pedagógico; b) análise da multiplicidade de pedagogias em operação nos diversificados espaços culturais contemporâneos; c) análise de processos implicados em questões de identidade-diferença. São também apontados e discutidos conceitos e autores que têm se mostrado produtivos, assim como alguns focos e questões preferenciais dos trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lúcia Castagna Wortmann, ULBRA Universidade Luterana do Brasil UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), tendo realizado doutorado-sanduíche com bolsa CNPq na Université Pierre et Marie Curie (ParisVI). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil e professora pesquisadora convidada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais em educação, estudos culturais, educação em ciência, pedagogias culturais e estudos culturais de ciência. (Texto informado pelo autor). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4793141J0

Marisa Vorraber Costa, ULBRA Universidade Luterana do Brasil UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É licenciada em Filosofia (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Doutora em Ciências Humanas - Educação (UFRGS) e Professora Titular em Ensino e Currículo (UFRGS - aposentada). Realizou estágios de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa (bolsista Capes) e na Universidade Complutense de Madri (bolsista CNPq), e Estágio Sênior na Pädagogische Hochschule de Karlsruhe - Alemanha (bolsista Capes). É também especialista em Métodos e Técnicas de Ensino com estágio de especialização em Educação de Professores na Inglaterra (bolsista do Conselho Britânico). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil e docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de produtividade do cnpq de 1996 a 2010, suas atividades atuais em pesquisa concentram-se nos Estudos Culturais em Educação, mais especificamente na temática Cultura e Pedagogia, desenvolvendo estudos e orientando teses e dissertações que tratam das relações entre poder, discurso e política cultural na educação. Os focos atuais são identidade, mídia e consumo na pós-modernidade, com ênfase nas conexões entre educação, escola e cultura contemporânea. Integra o Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) e é membro associado do Centre for Culture, Identity & Education (CCIE) da Faculdade de Educação da Universidade de British Columbia, Canadá. Participa do Comitê Editorial de periódicos da área, dentre eles Educação & Realidade, e é responsável pela rubrica Cultura e Pedagogia da revista portuguesa A Página da Educação. Tem publicado inúmeros artigos e capítulos de livro, assim como organizou e publicou vários livros, destacando-se, dentre eles, A escola tem futuro? (Ed. DP&A e Lamparina), O magistério na política cultural (Ed. da Ulbra), as coletâneas Caminhos Investigativos I, II e II (Ed.Lamparina e DP&A), A educação na cultura da mídia e do consumo (Ed. Lamparina). (Texto informado pelo autor). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4787004P9

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação e mestrado em Letras pela UFRGS (1972 e 1980), doutorado em Educação também pela UFRGS (1995) e pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (2007-2008). Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS, atualmente é professora permanente convidada do PPGEducação na mesma unidade. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, identidade, diferença, literatura infanto-juvenil, representações docentes, discursos, leitura e produção textual. Já orientou 28 dissertações de mestrado, 18 teses de doutorado e dois estágios pós-doutorais. Organizou os livros Professoras que as histórias nos contam (Ed. DP&A, 2002), Cultura, poder e educação - um debate sobre Estudos Culturais em Educação (Ed. da Ulbra, 2005; 2a edição: 2011), Estudos Culturais para professor@s (Ed. da Ulbra, 2008), Contribuições para o trabalho e formação docente - temas contemporâneos (Ed. CRV, 2013). É autora, com outros colegas, de "A diferença na literatura infantil: narrativas e leituras", editora Moderna, 2012, selecionado pelo PNBE-professor-2013. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, desenvolvendo atualmente o projeto Literatura infantil - um estudo sobre leitura de obras selecionadas com leitores de anos iniciais, que conta com pesquisadores de várias universidades. É coordenadora do NECCSO, Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade, grupo de pesquisa sediado no PPGEducação da Ufrgs, fundado em 1996. (Texto informado pelo autor). http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4780514D6

Referências

AMARO, Lúcia Elena Matos. Tem repetição professora?...: um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados. 2002. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

BAMPI, Lisete Regina. O discurso da educação matemática: um sonho da razão. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

BARBERO, Jesús Martín. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

BARBOSA, Mirtes Lia Pereira. Cuide da saúde: aprendendo a ser saudável em gincanas e agendas escolares. 2012. 240 f.

Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BASSI, Marcos Ivan. O livro didático de História: uma análise a partir de representações de regionalidade. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2012.

BERGMANN, Leila Mury. Representações da TV no livro didático de língua portuguesa. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

BONACINA, Vera Lúcia. Representações da lousa na mídia escrita: um estudo em revistas semanais. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2006.

BORBA. Rosa Maria Zilles. Representações da figura feminina em livros didáticos de inglês dos anos sessenta. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2008.

BRANDÃO, Maria de Fátima M. Representação da velhice nos discursos juvenis em comunidades do Orkut. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2009.

CAMOZZATO, Viviane Castro. Da pedagogia às pedagogias: formas, ênfases, transformações. 2012. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CAMOZZATO, Viviane Castro; COSTA, Marisa Vorraber. Vontade de pedagogia – pluralização das pedagogias e condução de sujeitos. Cadernos de Educação da UFPel, n. 44, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/2737/2489>. Acesso em: 20 abr. 2014.

CAMOZZATO, Viviane Castro; COSTA, Marisa Vorraber. Da pedagogia como arte às artes da pedagogia. Pro-posições, Campinas, v. 24, n. 3, set./dez. 2013a.

CARDOSO, Áureo Vandré. Velha é a vovozinha: estratégias de marketing ensinando às mulheres “novas” formas de envelhecer. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2007.

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Além dos arcos dourados: a pedagogia cultural do Mcdonald’s. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

CASTRO, Fernanda Santos de. Navegadores na escola: identidade cultural em tempos de internetês. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2006.

COSTA, Andresa Silva da. O dispositivo de racionalização da pobreza nas pedagogias contemporâneas: um estudo sobre as representações dos sem-terra no livro didático de história. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2009.

COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos Estudos Culturais ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casemiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

COSTA, Marisa Vorraber. Sobre as contribuições das análises culturais para a formação de professores no início do século XXI. Educar em Revista, n. 37, p. 129-152, maio/ago. 2010.

COSTA, Marisa Vorraber; ANDRADE, Paula Deporte. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. In: 36ª RN ANPED, Goiânia, out. 2013. GT 16 “Educação e Comunicação”. Disponível em <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt16_trabalhos_pdfs/gt16_2912_texto.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2014.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n. especial – Cultura, culturas e educação. n. 23, p. 36-61, maio/ago. 2003.

COUTINHO, Karyne Dias. A emergência da psicopedagogia no Brasil. 2008.219 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

D’ÁVILA, Cid Domingues. Desenhando o design: um olhar sobre discursos que instituem – e ensinam – o que é design e o que é ser designer. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2008.

FAURÉ, Edgar. Aprender a ser. 2. ed. Lisboa: Bertrand, 1977.

FERGUSON, Marjorie; GOLDING, Peter. Cultural Studies and changing times: an introduction. In: FERGUSON, Marjorie; GOLDING, Peter (Ed.). Cultural Studies in question. London/ThousandOaks/New Delhi: Sage, 1997.

FERRARI, Fernanda da Luz. Você S.A. – Um estudo da produção de “profissionais adequados” nas matérias sobre seleção de pessoal. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2009.

FIGUEIREDO, Jocinete das Graças. A prática de ensino e o estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Mato Grosso: uma análise a partir dos estudos culturais. 2001.

Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise. Educação & Realidade, v. 22, n. 22, p. 59-80, jul./dez. 1997.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividade. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

FLOR, Douglas. A convocação para o consumo nas pedagogias culturais: circuitos e teias do complexo rebelde. 2007. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2007.

GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. 1. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

GIROUX, Henry. Doing cultural studies: youth and the challenge of pedagogy. Harvard Educational Review, v. 64, n. 3, p. 278-308, Fall 1994. Disponível em: <http://www.henryagiroux.com/online_articles/doing_cultural.htm>. Acesso em: 28 abr. 2014.

GIROUX, Henry. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomas da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

GIROUX, Henry; MCLAREN, Peter. Por uma pedagogia crítica da representação. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio (Org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOMES, João Carlos A. As representações de gênero nas imagens dos livros didáticos de Ensino Médio. 2006. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2006.

GOMES, João Carlos A. As apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarial. 2012. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

GROSSBERG, Lawrence. Existe lugar para os intelectuais no novo radicalismo? Três paradigmas. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim (Org.). Estudos Culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Editora da ULBRA, 2012.

GROSSBERG, Lawrence. Será que os Estudos Culturais têm futuros? E deverão tê-los? Comunicação e Cultura, Porto, n. 6, p. 17-51, 2008.

GUIMARÃES, Rodrigo Belinaso. Sociologia no ensino médio: cenários biopolíticos e biopotência em sala de aula. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

HALL, Stuart. A formação de um intelectual diaspórico: uma entrevista com Stuart Hall. In: SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Brasília/Belo Horizonte: UFMG/UNESCO, 2003.

HALL, Stuart. The spectacle of the ‘other’. In: HALL, Stuart (Org.). Representation. cultural representations and signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997.

HALL, Stuart; MELLINO, Miguel. La cultura y el poder: conversaciones sobre los cultural studies. Buenos Aires: Amorrortu, 2011.

JOHNSON, Richard. O que é afinal, estudos culturais? In: SILVA, Tomaz T. da (Org. e trad.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 7-131.

KARNOPP, Lodenir B.; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia L. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: Editora da ULBRA, 2011.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia: Estudos Culturais – identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.

KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

KRIEGER, Maria da G. T. Políticas públicas de inclusão moldando condutas e governando sujeitos. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2014.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35-86.

LEMOS, Sandra M. Programa Alfabetiza Rio Grande: a “importância de voltar a estudar” na produção textual de alfabetizandos adultos. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

LINCK, Rosane Speggiorin. Hora do recreio! Processos de pertencimentos identitários juvenis nos tempos e espaços escolares. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

LOCKMANN, Kamila. Inclusão escolar: saberes que operam para governar a população. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

LOPEZ, Danusa Mansur. O que pode ser tão interessante na escola quanto a hora do recreio? Em busca de práticas alternativas na escola contemporânea. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MANSKE, George Saliba. Um currículo para a produção de lideranças juvenis na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

MARQUES, Cíntia Bueno. Estou online! O imperativo da conexão reconfigurando sensibilidades nas relações de afeto entre sujeitos jovens contemporâneos. 2013. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

MATTELARD, Armand; NEVEU, Éric. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola, 2004.

MELLO, Darlize Teixeira de. Provinha de leitura: mais uma “avaliação sob medida” do processo de alfabetização e letramento inicial? 2012. 402 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MENDES, Márcia Angélica. O mundo representado e a produção de identidades culturais em imagens de livros didáticos de inglês: uma análise. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2007.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo e estudos culturais: tensões e desafios em torno das identidades.

In: SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre Estudos Culturais em educação.

ed. Canoas: Editora ULBRA, 2011.

MULLER, Ana Solange. As campanhas de voluntariado na escola. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2008.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Laurence. Cultural studies. New York; London: Routledge, 1992.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Laurence. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995.

NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. O governamento pedagógico: da sociedade do ensino para a sociedade da aprendizagem. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

OLIVEIRA. Teresinha Silva de. Olhares poderosos: o índio em livros didáticos e revistas. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

PEREIRA, Angélica Silvana. Somos expressão, não subversão!!!: a gurizada punk em Porto Alegre. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

PEREIRA, Angélica Silvana. Domingo no parque: notas sobre a experiência de ser jovem na contemporaneidade. 2012. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

PEREIRA, Angélica Silvana; GARBIN, Elisabete Maria. Práticas culturais juvenis (de)marcando corpos nas paisagens urbanas. In: KOBOLDT

CAVALCANTE, Márcia H.; SOUZA, Rui Antonio de (Org.). Culturas juvenis: dinamizando a escola. Porto Alegre: Edipucrs, 2009. p. 89-98.

PINHEIRO, Claudia Gewehr. Pareceres descritivos: narrativas que a escola nos conta. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

PINHEIRO, Daiane. Produções surdas no YouTube: consumindo a cultura. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011.

PRATES, Camille Jacques. O Complexo W.I.T.C.H: acionando a magia para formar garotinhas nas redes do consumo. 2008. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2008.

QUADROS, Marta Campos de. Tá ligado!? práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole uma pauta para a educação. 2011. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

RATTO, Ana Lúcia Silva. Livros de ocorrência: disciplinamento, normalização e subjetivação. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

ROSSI, Rossana Cassanta. Patrolando juventudes: o caderno Patrola ensinando jovens a consumir. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

SANTOS, Cláudia Amaral dos. A invenção da infância generificada: a pedagogia da mídia impressa constituindo as identidades de gênero. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

SANTOS, Iolanda Universina Montano dos. Cuidar e curar para governar: as campanhas de saúde na escola. 2004. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

SANTOS, Lisandra. Juventudes contadas no jornal Mundo Jovem: modos de pensar o sujeito jovem contemporâneo. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SANTOS, Lisiane G. Sons das tribos: compondo identidades juvenis em uma escola urbana de Porto Alegre. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SCHINEIDER. Suzana. O projeto-piloto de alfabetização do Rio Grande do Sul: um olhar de estranhamento sobre seus materiais didáticos. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SCHULMAN, Norma. O Centre for Contemporary Cultural Studies da Universidade de Birmingham: uma história cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O que é, afinal, estudos culturais. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SEVERO, Rita Cristine Basso Soares. As gurias normais do curso normal do Instituto de Educação de Porto Alegre. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SILVA, Eloenes Lima da. A gente chega e se apropria do espaço! Graffiti e pichações demarcando espaços urbanos em Porto Alegre. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010a.

SILVA, Halan Kardeck Ferreira. Uma pedagogia cultural militante: representações e identidades do vaqueiro no Cinema Novo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2010b.

SILVA, Thais Coelho da. Juventude trans-viada: identidades marcadas invadem a rua. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel (Org.). Estudos Culturais para professor@s. Canoas: Ed. da Ulbra, 2008.

SIMON, Roger. A pedagogia como uma tecnologia cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

SPERRHAKE, Renata. O saber estatístico como dizer verdadeiro sobre a alfabetização. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (Org.). Cultura infantil: a

construção corporativa da infância. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Sem segredos: cultura infantil, saturação de informação e infância pós-moderna. In: STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (Org.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 9-52.

STRASSBURGER, Viviane Maccari. “Como se ensina a ser velho/a” – na experiência teatral do Grupo Sem Teias. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2011.

STRAUB, José Luis. Brincadeiras: práticas culturais de governo da criança. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.

THOMA, Adriana da Silva. O cinema e a flutuação das representações surdas: “que drama se desenrola neste filme? Depende da perspectiva...” 2002. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

TONINI, Ivaine Maria. Identidades capturadas: gênero, geração e etnia na hierarquia territorial dos livros didáticos de geografia. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

TREND, David. Cultural pedagogy: art, education, politics. New York: Bergin & Garvey, 1992.

TRINDADE, Iole Maria Faviero. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra. Queres ler? 2001. 524 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

VARGAS, Juliana Ribeiro de. Meninas (mal) comportadas: posturas e estranhamentos em uma escola pública de periferia. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. [Re]inventando a educação a partir dos estudos culturais: notas sobre a articulação desses campos no ambiente universitário gaúcho. In: SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim (Org.). Estudos Culturais e educação: desafios atuais. Canoas: Editora da Ulbra, 2012.

XAVIER, Maria Luisa Merino. Os incluídos na escola: o disciplinamento nos processos emancipatórios. 2003. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

Downloads

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Wortmann, M. L. C., Costa, M. V., & Silveira, R. M. H. (2015). Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Educação, 38(1), 32–48. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18441

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Culturais em Educação