Indisciplina e discurso pedagógico: efeitos de sentidos diversos em confronto

Autores

  • Regina Maria Varini Mutti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18082

Palavras-chave:

Discurso pedagógico. Efeitos de sentido. Indisciplina. Sala de aula. Estagiário. Professor.

Resumo

Este estudo, situando o discurso pedagógico, propõe-se a evidenciar efeitos de sentidos sobre indisciplina na sala de aula. Ancorado no referencial da análise de discurso de linha pêcheuxtiana, enfoca as posições de sujeito-estagiário e de sujeito-professor efetivo na escola, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O corpus analítico é heterogêneo, constituindo-se de textos produzidos pelos estagiários da licenciatura em Letras sobre a experiência como regentes de classe na escola e de entrevistas de professores de português, representando escolas de regiões distintas. O estudo das designações discursivas empreendido destaca que as palavras, no uso, estão sujeitas a reformulações do sentido, de acordo com a historicidade dos sujeitos. Diversos efeitos de sentidos foram apreendidos mediante a análise, mostrando o confronto de posições discursivas diversas e a busca, pelo professor, da superação das dificuldades encontradas. Sugere-se que o tema seja objetivado explicitamente nos cursos de formação na licenciatura e de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria Varini Mutti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1971), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Docente Colaborador Convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Membro de corpo editorial da Atos de Pesquisa em Educação, Membro de corpo editorial da Cadernos do Aplicação (UFRGS), Membro de corpo editorial da Entrelinhas (UNISINOS. Online), Membro de corpo editorial da Informática na Educação: teoria & prática e Membro de corpo editorial da Eventos Pedagógicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Discurso, Texto, Ensino, Língua Portuguesa, Adolescente e Cognição. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes). <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4723160J2>.

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Palavras incertas: as não-coin-

cidências do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Arrêts sur mots: l’épreuve de la langue dans l’énounciation et l’écriture. 2006. Mimeo.

AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Paradas sobre palavras: a língua em prova na enunciação e na escrita. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 651-679, 2011.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

DALLA ZEN, Maria Isabel H.; MUTTI, Regina Maria Varini. A prática de ensino de língua e literatura e a pedagogia de projetos. In: XAVIER, Maria Luiza M.; DALLA ZEN, Maria Isabel H. (Org.). Ensino de língua materna: para além da tradição. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 103-115.

DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPed, n. 5 e n. 6, 1997, p. 222-231.

ERNST-PEREIRA, Aracy; MUTTI, Regina Maria Varini. O analista de discurso em formação: apontamentos à prática analítica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 817-833, 2011.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes, 1995.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.

MUTTI, Regina Maria Varini. A prática de ensino em português. Projeto de pesquisa. Porto Alegre: Faculdade de Educação, UFRGS, 2000.

MUTTI, Regina Maria Varini. O primado do outro sobre o mesmo... SEAD – SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DE DISCURSO, 1. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003a. 7 p. Anais... Disponível em: http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/

MUTTI, Regina Maria Varini. Reformulações do sentido de indisciplina no discurso pedagógico. ENCONTRO DO CELSUL, 5., Centro de Estudos Linguísticos do Sul. Curitiba, PR. Anais... 2003b.

MUTTI, Regina Maria Varini. Memória no discurso pedagógico. SEAD – SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DE DISCURSO, 2., Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005. 7 p. Anais... Disponível em: http://www.ufrgs.br/analisedodiscurso/anaisdosead/

NEGREIROS, Cláudia Landin. Entrevistas nas escolas: professores de língua portuguesa, coordenadores, diretores, secretários e assessor pedagógico. Anexo ao projeto de tese de doutorado: Sentidos sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas estaduais em Barra do Bugres – MT: a prática docente em discurso. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS, 2011.

ORLANDI, Eni. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

OUTEIRAL, José. Escola, limites e pós-modernidade. Vídeo da palestra proferida na FACED/UFRGS, Central de Produções, 2000.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). Trad. por Eni Pulcinelli Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Org.). Por uma análise automática do discurso. Campinas, São Paulo: Ed. da Unicamp, 1997a. p. 61-161.

PÊCHEUX, Michel. A análise de discurso: três épocas. Trad. por J. A. Romualdo. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Org.). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997a. p. 311-318.

PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. por Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 1997b.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Trad. por José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57.

SANTOS, Ema Dias dos. A pedagogia tradicional e a progressista em confronto. In: DALLA ZEN, Maria Isabel; SOUZA, Nádia G. (Org.). Práticas de ensino na UFRGS: narrando pedagogias. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2001.

Downloads

Publicado

2014-12-12

Como Citar

Varini Mutti, R. M. (2014). Indisciplina e discurso pedagógico: efeitos de sentidos diversos em confronto. Educação, 37(3), 347–358. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18082

Edição

Seção

Dossiê - Educação, pesquisa e linguagem: encontros e atravessamentos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)