Educação e pobreza: teoria da justiça como equidade e a política do reconhecimento

Autores

  • Jean Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação
  • Swamy Paula Soares Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.16579

Palavras-chave:

Justiça como equidade. Reconhecimento. Pobreza.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as contribuições teóricas para o debate sobre as categorias educação e pobreza. Isso é realizado a partir da ênfase colocada na teoria da justiça como equidade, formulada por John Rawls, e a teoria do reconhecimento, essa última sistematizada por Charles Taylor e, em particular, desenvolvida pelo filósofo alemão Axel Honneth. A ideia central do texto é apresentar as principais contribuições dessas duas importantes perspectivas de análise, os seus possíveis embates, convergências e limites para a discussão sobre escolarização de pessoas pobres.

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Biografia do Autor

Jean Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba/Centro de Educação

Departamento de Fundamenação da Educação - Centro de Edcução - Área - Sociologia

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Costa, J. C., & Soares, S. P. (2015). Educação e pobreza: teoria da justiça como equidade e a política do reconhecimento. Educação, 38(1), 124–137. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.16579