A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão

Autores

  • Sônia Isabel Dondonis Daudt Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino superior. Educação a distância. Gestão universitária. Evasão universitária.

Resumo

 

Este artigo traz considerações a respeito dos aspectos envolvidos na gestão de cursos de graduação a distância. Apresenta um estudo bibliográfico que mostra características e fatores envolvidos na gestão de cursos a distância em universidades brasileiras e o fenômeno da evasão, neste contexto. As formas de acesso e permanência dos alunos em cursos desta modalidade têm-se mostrado um grande desafio para os pesquisadores e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). O artigo discute dimensões importantes a considerar na gestão dos cursos, quando se busca enfrentar a evasão universitária em cursos on-line, um dos fenômenos que mais atinge, preocupa e desafia essa modalidade de ensino. Conclui pela relevância da comunicação afetiva entre estudantes, professores e tutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Daudt, S. I. D., & Behar, P. A. (2013). A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação, 36(3), 412–421. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15543

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)