A produção da desigualdade na escolarização: aspectos da vida contemporânea e o trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15007Palavras-chave:
Séries iniciais do ensino fundamental. Formação de professores. Escolarização. Produção de desigualdades. Leitura e escrita.Resumo
Neste artigo são examinados alguns dados de pesquisa pela perspectiva da meta-análise. Focaliza-se o início do ensino fundamental quer pelo trabalho pedagógico realizado em diferentes âmbitos da escola quer por problemas na formação de professores para atuar nessas séries. Estabelece-se relação com um dos temas contemporâneos mais candentes da vida e educação brasileiras: o domínio da leitura e da escrita. São realçados aspectos das ações desses âmbitos que colaboram com a produção/reprodução de desigualdades sociais, este um tema social histórico. Aponta-se, ao final, a relevância da crítica e a necessidade da divulgação para os formadores de professores e formandos em cursos iniciais ou de educação continuada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.