A produção da desigualdade na escolarização: aspectos da vida contemporânea e o trabalho pedagógico

  • Alda Junqueira Marin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós Graduados Em Educação História Política Sociedade.
Palavras-chave: Séries iniciais do ensino fundamental. Formação de professores. Escolarização. Produção de desigualdades. Leitura e escrita.

Resumo

Neste artigo são examinados alguns dados de pesquisa pela perspectiva da meta-análise. Focaliza-se o início do ensino fundamental quer pelo trabalho pedagógico realizado em diferentes âmbitos da escola quer por problemas na formação de professores para atuar nessas séries. Estabelece-se relação com um dos temas contemporâneos mais candentes da vida e educação brasileiras: o domínio da leitura e da escrita. São realçados aspectos das ações desses âmbitos que colaboram com a produção/reprodução de desigualdades sociais, este um tema social histórico. Aponta-se, ao final, a relevância da crítica e a necessidade da divulgação para os formadores de professores e formandos em cursos iniciais ou de educação continuada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alda Junqueira Marin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós Graduados Em Educação História Política Sociedade.
ALDA JUNQUEIRA MARIN concluiu o doutorado em Ciências (Educação) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, atual UNESP, em 1974. Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO - APOSENTADO da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e contratada como professor Livre Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou vários artigos em periódicos e em anais de eventos. Possui vários capítulos de livros e livros publicados. Participa intensamente de atividades técnicas em educação em eventos internacionais e nacionais. Tem orientado dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e orienta pós doutorandos. Atua na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem em diversas facetas. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores de várias instituições. Gerado pelo Sistema Interlattes CV-Resumé 
Publicado
2014-03-19
Como Citar
Marin, A. J. (2014). A produção da desigualdade na escolarização: aspectos da vida contemporânea e o trabalho pedagógico. Educação, 37(1), 72-78. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15007
Seção
Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana