Origem social de professores e aspectos da prática docente

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna PUC/SP
Palavras-chave: cultura escolar, habitus do professor, prática docente

Resumo

Este artigo se propõe a analisar aspectos do habitus familiar de professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas, relacionando-os a aspectos do habitus do exercício docente. Foi possível verificar que as disposições para a ação incorporadas pelos professores em suas famílias de origem, no que diz respeito ao trabalho como valor e à escolarização como estratégia de ascensão, compõem sua visão de mundo e se expressam em facetas de sua prática pedagógica. Essas disposições para a ação vão ao encontro de aspectos da cultura escolar e, entre outras questões, contribuem para que se atribua aos alunos a responsabilidade por seu sucesso ou fracasso na escola, abstraindo-se determinantes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, PUC/SP
Nadja Mara Amilibia Hermann Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1997 a 2005. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/Erziehungswissensschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educacao, racionalidade, hermenâutica, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética. (Texto informado pelo autor)
Como Citar
Penna, M. G. de O. (2012). Origem social de professores e aspectos da prática docente. Educação, 35(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11633
Seção
Outros Temas