Escola como espaçotempo de competências de pesquisa

Autores/as

Palabras clave:

Investigação, Competências, Aprendizagem integral

Resumen

O presente texto relaciona uma pesquisa de tese com a implementação da reestruturação curricular da Rede Marista. Ambas – tese e reestruturação – coexistiram cronologicamente e, embora o objetivo da pesquisa de doutorado não tenha sido inicialmente investigar elementos do projeto de Rede, os dados levantados oportunizam tal relação. O objetivo deste texto é relacionar a pesquisa de doutorado do autor os elementos relativos à investigação no processo de reestruturação curricular da Rede Marista. Para tal, será utilizada uma metodologia de caráter qualitativo, explicativo, que se utilizará de revisão bibliográfica e da sistematização de questionários aplicados a três públicos (estudantes professores e gestores) de duas escolas maristas do Rio Grande do Sul ao longo de três anos (2015 a 2017). Quando se investiga, e se convive com pessoas que pesquisam, o ambiente torna-se muito mais rico de aprendizagens e de experiências. E esta variedade, seja de interação com pessoas da comunidade escolar, dos tipos de aprendizagem e mesmo de técnicas com que se aprende, estão bem evidenciadas nas respostas dos estudantes.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Degrandis, Colégio Marista Ipanema, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor e mestre em teologia pela Faculdades EST. Licenciado em filosofia pela UNISC; especialista em coordenação pedagógica pelo ISEI e em gestão curricular marista pela PUCRS; Vice-diretor educacional do Colégio Marista Ipanema em Porto Alegre, RS Brasil.

Citas

ALVES, Ana Cristina dos Santos; et al. Metodologia de sequências didáticas e projetos interdisciplinares. In: UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Ensino Médio Marista: problematizações e perspectivas em tempos de mudança. Brasília: UMBRASIL, 2015.

DEGRANDIS, Fernando. O que se aprende e o que se ensina: análise metodológica e epistemológica do processo de gestão em colégio marista. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2018.

DELORS, Jacques et al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 1998.

FREIRE, Freire; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985

GOMES, Patrícia. Pesquisa americana releva as habilidades que precisam ser desenvolvidas nas crianças e jovens durante sua formação. Disponível em: https://porvir.org/conheca-competencias-para-seculo-21/20120814/. Acesso em: 27 mar. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.

SOFFNER, Renato kraide. Competências do século XXI. Pesquisa e Debate em Educação: Revista do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. v. 4, n. 1, 2014.

TRANSFORMANDO Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 27 mar.2020.

UMBRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista. Brasília: UMBRASIL, 2010.

UNESCO. Educação para a cidadania global. 2015. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/brz_ed_global_citizenchip_brochure_pt_2015.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

ZABALA; ARNAU. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Degrandis, F. (2020). Escola como espaçotempo de competências de pesquisa. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37691. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37691

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a