O ofício da escrita: uma sondagem do fazer literário por meio de cartas de Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19555Palavras-chave:
Caio Fernando Abreu, cartas, Criação literária, Ofício do escritor.Resumo
Os gêneros íntimos – o diário, a autobiografia e a carta – vêm conquistando cada vez mais espaço entre os leitores, por, dentre outros motivos, promoverem uma ilusão de verdade. Em decorrência disso, esses textos têm ganhado bastante espaço em editoras, tornando-se cada vez mais visíveis nas livrarias. O mesmo ocorre com as correspondências de personalidades literárias, que têm despertado grande interesse da crítica em compreender os fundamentos dessa forma de expressão e de sua relação com a criação literária. Inegavelmente, é preciso reconhecer que as cartas de grandes escritores frequentemente transcendem o mero relato cotidiano, revelando uma carga poética e informacional digna de ser analisada com vistas a compreender o processo de criação literária. Nesses casos, a correspondência de grandes escritores é relevante não apenas pelo seu valor autobiográfico, histórico ou cultural, mas também por ser uma forma de expressão autônoma e múltipla capaz de acolher a reflexão sobre a literatura e o processo de criação. Partindo do pressuposto de que a experiência pessoal e a experiência literária, nas epístolas de Caio Fernando Abreu, apresentam-se concomitantemente, este artigo extrai das cartas do autor uma poética a partir das reflexões metalinguísticas sobre a natureza da criação literária e do ofício do escritor. Assim, por meio da correspondência de Caio Fernando Abreu, este artigo traça uma visão do escritor gaúcho sobre a função da literatura, a imagem do escritor e o processo de escrita. Com isso, pretende-se demonstrar que as cartas constituem um rico material para a compreensão do universo literário do autor.Downloads
Referências
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