O ofício da escrita: uma sondagem do fazer literário por meio de cartas de Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19555Palabras clave:
Caio Fernando Abreu, cartas, Criação literária, Ofício do escritor.Resumen
Os gêneros íntimos – o diário, a autobiografia e a carta – vêm conquistando cada vez mais espaço entre os leitores, por, dentre outros motivos, promoverem uma ilusão de verdade. Em decorrência disso, esses textos têm ganhado bastante espaço em editoras, tornando-se cada vez mais visíveis nas livrarias. O mesmo ocorre com as correspondências de personalidades literárias, que têm despertado grande interesse da crítica em compreender os fundamentos dessa forma de expressão e de sua relação com a criação literária. Inegavelmente, é preciso reconhecer que as cartas de grandes escritores frequentemente transcendem o mero relato cotidiano, revelando uma carga poética e informacional digna de ser analisada com vistas a compreender o processo de criação literária. Nesses casos, a correspondência de grandes escritores é relevante não apenas pelo seu valor autobiográfico, histórico ou cultural, mas também por ser uma forma de expressão autônoma e múltipla capaz de acolher a reflexão sobre a literatura e o processo de criação. Partindo do pressuposto de que a experiência pessoal e a experiência literária, nas epístolas de Caio Fernando Abreu, apresentam-se concomitantemente, este artigo extrai das cartas do autor uma poética a partir das reflexões metalinguísticas sobre a natureza da criação literária e do ofício do escritor. Assim, por meio da correspondência de Caio Fernando Abreu, este artigo traça uma visão do escritor gaúcho sobre a função da literatura, a imagem do escritor e o processo de escrita. Com isso, pretende-se demonstrar que as cartas constituem um rico material para a compreensão do universo literário do autor.Descargas
Citas
ABREU, Caio Fernando. Cartas. Org. Italo Moriconi. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
ADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: ______. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2003. p. 65-89.
CALLEGARI, Jeanne. Caio Fernando Abreu: o inventário de um escritor irremediável. São Paulo: Seoman, 2008.
FAUSTINO, Mário. Poesia-experiência. São Paulo: Perspectiva, 1976.
MORICONI, Italo (Org.). Cartas – Caio Fernando Abreu. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
PIOVESAN, Greyce Kelly. As mulheres de Letras no universo epistolar de Pedro Nava. In: Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Descolamentos. 2010. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1277936346_ARQUIVO_trabalhoFAZENDOGENERO.pdf. Acesso em 10/08/13>.
RIMBAUD; Latréamont; CORBIÈRE; Cros. Oeuvres poétiques complètes. Paris: Édition Robert Laffont, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.