Dinossauro: Apelido? Brinquedo? Animal? Uma análise argumentativa

Autores/as

  • Angela Inês Klein Pucrs

Palabras clave:

Teoria de Argumentação na Língua, Teoria dos Blocos Semânticos, Argumentação Interna, sentido.

Resumen

Este artigo explicita a argumentação interna da palavra dinossauro, a partir de quatro análises feitas com base na Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel. O corpus de investigação são trechos de redações produzidas por alunos do Ensino Médio de Porto Alegre, aos quais foi requerido um texto partindo do seguinte enunciado: “Quando chegou em casa, o dinossauro ainda estava lá”. Observando-se as produções, percebe-se que a palavra dinossauro assume diferentes sentidos: animal, brinquedo e apelido. Isso corrobora a teoria de Ducrot de que a linguagem não representa o mundo, mas é o locutor que coloca no discurso aquilo que ele pensa do mundo.

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Biografía del autor/a

Angela Inês Klein, Pucrs

Mestranda em Lingüística Aplicada

Publicado

2008-12-23

Cómo citar

Klein, A. I. (2008). Dinossauro: Apelido? Brinquedo? Animal? Uma análise argumentativa. Letrônica, 1(1), 08–20. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/4310