Eye-Tracking e linguística: aplicações e interfaces
Palavras-chave:
eye-tracking, cognição, linguagemResumo
Este trabalho foi desenvolvido com vistas a dar uma ideia geral do funcionamento, dos usos e das aplicações do Eye-Tracking no campo da Linguística. São revisitados estudos realizados na PUCRS, no Brasil e no mundo com o emprego dessa tecnologia para a investigação da percepção, compreensão e processamento da linguagem bem como é observado o delineamento das interfaces em que esses estudos são desenvolvidos. O Eye-Tracking promove a interação de diferentes áreas do conhecimento no desvelamento de processos cognitivos complexos através do registro dos movimentos oculares durante atividades como leitura, observação de figuras e cenas em movimento. São registradas fixações, pausas, regressões e qualquer detalhe do comportamento dos olhos durante as ações, permitindo ao pesquisador fazer uma análise acurada do processamento linguístico humano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.