O guessing game e o texto literário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38744

Palabras clave:

Leitura, Processamento, Cognição, Guessing game, Adivinhação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo, através da leitura e análise de um participante, exemplificar como o jogo cognitivo de adivinhação, originalmente guessing game, de Goodman (1976), pode ser apresentado de forma concreta. Para este artigo, utilizou-se o conto O Homem da Favela, de Manuel Lobato, que apresenta uma narrativa que exige do leitor compreensão e atenção aos fatos narrados. O artigo está organizado de forma a apresentar a fundamentação teórica relacionado à leitura e à compreensão. Na sequência, é demonstrado por meio da leitura de um leitor, um caminho possível para o percurso de compreensão, estabelecendo conexões entre os traços linguísticos do texto e seus conhecimentos prévios. Por último, apresentam-se as considerações finais sobre a procedimento da leitura à luz da teoria utilizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brendom da Cunha Lussani, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Mestre em Linguística pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; doutorando em Letras, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil; professor de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, em Santa Clara do Sul, RS, Brasil.

Roberta Silveira Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Linguística pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Citas

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. 2. ed. Tradução de Maria José Frias. Porto: ASA, 2000.

GOODMAN, Kenneth S. Um jogo psicolinguístico de adivinhação. In: SINGER, Harry; RUDDELL, Robert B. (org.) Theoretical models and processes of reading. v. 2. Newark: International Reading Association, 1976. p. 259-271.

GOODMAN, Kenneth S. Unidade na leitura: um modelo psicolingüístico transacional. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 9-43, dez. 1991.

LOBATO, Manoel. O homem da favela. In: LEITE, Alcione Ribeiro (org.). O fino do conto. Belo Horizonte: RHJ, 1989.

PEREIRA, Vera Wannmacher. A predição na teia de estratégias de compreensão leitora. Confluência, Rio de Janeiro. v. 1, p. 81-91, 2012.

PEREIRA, Vera Wannmacher. Arrisque-se... Faça seu jogo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 47-63, jun. 2002.

PEREIRA, Vera Wannmacher; AMODEO, Maria Tereza. O desejável jogo cognitivo de adivinhação na leitura de A carteira, de Machado de Assis. Acta Scientiarum: Language and Culture, Maringá, v. 36, n. 4, p. 437-449, nov. 2014. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.22709

PEREIRA, Vera Wannmacher; SANTOS, Thais Vargas dos. Estratégia de leitura de predição na escola: uso e consciência linguística no seu uso. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 17, n. 3, p. 361-380, set./dez., 2017. https://doi.org/10.1590/1982-4017-170305-2117

PICCINI, Maurício da Silveira; PEREIRA, Vera Wannmacher. Preditibilidade: um estudo fundado pela Psicolingüística e pela Informática. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 305-324, 2006.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 4. ed. Tradução de Daise Batista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VAN DIJK, Teun A. La ciencia del texto: un enfoque interdisciplinario. Barcelona: Paidós, 1978.

Publicado

2021-06-18

Cómo citar

Lussani, B. da C., & Carvalho, R. S. . (2021). O guessing game e o texto literário. Letrônica, 14(2), e38744. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38744