Avaliação de softwares educacionais indicados ao aprendizado inicial da leitura e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23566Palabras clave:
Dificuldade de aprendizado, Escrita, Leitura, Softwares educacionaisResumen
O presente estudo insere-se no contexto de ensino e aprendizado inicial da leitura e da escrita ao avaliar softwares com indicação para casos de aprendizado aquém do esperado. Configura-se como um estudo experimental de dois grupos divididos de forma aleatória e avaliados por meio de pré-testagem e pós-testagem, considerando duas variáveis: desempenho em leitura e em escrita. Cada grupo foi submetido a uma das ferramentas pedagógicas durante um mês, 30 minutos diários, totalizando 10h por informante. Os resultados mostram que os softwares foram eficazes, em especial com os estudantes com ínfimos resultados no pré-teste, o que justifica a recomendação dessas ferramentas como apoios complementares no processo de alfabetização em caso de estudantes com aprendizado aquém do esperado para a idade. Observamos que os softwares, explorando atividades de consciência fonológica, provocam mudança num nível linguístico caro para nosso sistema de escrita, nível fonológico, e isso influencia outros níveis linguísticos e favorece cognitivamente a aquisição e o aprendizado inicial da leitura e da escrita.
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