Fatores que influenciam no desempenho de um aprendiz de língua estrangeira

Autores/as

  • Letícia da Silva Barboza PUCRS

Palabras clave:

Idade de aquisição, Aprendizagem de L2, Fatores psicológicos e sociais.

Resumen

Atualmente, verifica-se a crescente necessidade e a importância de se aprender outro idioma. Juntamente com esse consenso, acredita-se que quanto mais jovem se aprender uma língua estrangeira (L2), melhor será o desempenho do aprendiz. Isso porque a idade em que se inicia esse aprendizado (idade de aquisição) tem sido considerada um fator determinante para o sucesso da aprendizagem, podendo, assim, o sujeito-aprendiz atingir níveis de proficiência similar ao de um falante nativo. Neste trabalho nos propomos a analisar esta questão, uma vez que a temática tem promovido muita discussão. Apresentaremos alguns estudos cujo enfoque é a sintaxe que ilustram que fatores psicológicos e sociais também devem ser considerados. Pretende-se com esta exposição ressaltar que o desempenho dos indivíduos em uma língua estrangeira é afetado por um conjunto de diversos fatores e não apenas por questões biológicas e maturacionais.

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Biografía del autor/a

Letícia da Silva Barboza, PUCRS

Fatores que influenciam no desempenho de um aprendiz de língua estrangeira

Publicado

2013-03-30

Cómo citar

Barboza, L. da S. (2013). Fatores que influenciam no desempenho de um aprendiz de língua estrangeira. Letrônica, 5(3), 142–153. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/12117