Processamento linguístico implícito de morfemas flexionais

uma tarefa de leitura autocadenciada com brasileiros aprendizes de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44409

Palavras-chave:

Processamento de Segunda Língua, Conhecimento Implícito, Morfologia flexional, Leitura Auto-Cadenciada

Resumo

Este estudo teve como objetivo contribuir para a investigação do conhecimento implícito de morfemas flexionais de aprendizes de inglês como segunda língua (L2). Para tanto, examinamos se aprendizes de inglês brasileiro detectam a omissão de morfemas flexionais em uma tarefa de leitura auto-cadenciada que requer conhecimento automatizado deles da L2. Expusemos os participantes a sentenças em que havia ou não omissão de morfemas de terceira pessoa do singular (-s) e passado simples (-ed). Além disso, realizamos um teste de proficiência em língua inglesa para classificar os participantes em maior e menor proficiência. Trinta e nove participantes realizaram as tarefas, sendo vinte e quatro de maior proficiência e quinze de menor proficiência. Os resultados sugerem que os participantes de maior e menor proficiência não exibiram sensibilidade à falta de morfemas -s e -ed, uma vez que seu tempo de reação foi comparável em sentenças gramaticais e agramaticais com ambos os morfemas.

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Biografia do Autor

Bruna Rodrigues Fontoura, UEMG, Passos, MG, Brasil.

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Letras e Linguística da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Passos, MG, Brasil. Desenvolve pesquisa na área de psicolinguística do bilinguismo com ênfase no processamento e aquisição da L2, memória de trabalho e repositórios de memória.

Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, CEFET-MG, Contagem, MG, Brasil.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em Contagem, MG, Brasil. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens na mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre aprendibilidade no desenvolvimento da L1 e da L2, processamento linguístico na L1 e na L2 e métodos experimentais em estudos linguísticos

Ricardo Augusto de Souza, CEFET-MG, Contagem, MG, Brasil.

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin/UFMG) em Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Rodrigues Fontoura, B., Fonseca de Oliveira, C. S., & de Souza, R. A. (2023). Processamento linguístico implícito de morfemas flexionais: uma tarefa de leitura autocadenciada com brasileiros aprendizes de inglês. Letrônica, 16(1), e44409. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44409

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES